terça-feira, 11 de agosto de 2015

Começando um novo projeto

Oi, pessoal!
Ando muito ocupada, muito atarefada mesmo! Essa nossa vida de professora que não precisa explicar muito, né?

Bem, esse ano tenho uma turma de primeiro ano com 34 crianças. Uma loucura!!!! No início fiquei muito apreensiva com o tamanho da responsabilidade. Entretanto, hoje, posso afirmar que a turma é uma verdadeira “graça”! Eles são muito espertos e muito interessados.

Em relação ao processo de aquisição da leitura e da escrita, posso já afirmar que 30 já leem e escrevem. Uma dádiva!

No primeiro semestre fizemos muitas atividades. Fizemos um projeto sobre a região Centro-Oeste. Trabalhamos muito com o escritor Manoel de Barros, que é uma verdadeira paixão e os alunos concordam comigo.

Agora, no segundo semestre, conheceremos um pouco mais sobre “Ópera”. Minha turma conhecerá a ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini. Este projeto permitirá aos alunos o levantamento e verificação de hipóteses, estabelecimento de semelhanças e diferenças e a capacidade de fazer relações. Uma das primeiras atividades, foi fazer o levantamento das hipóteses dos alunos sobre “O que é ópera?”

Turandot é uma ópera, cuja história, inspirada em “Mil e um dias” (contos orientais), conta a história de uma princesa que se recusa a casar. Para cada pretendente, Turandot propõe três enigmas e caso o candidato não consiga respondê-los, a morte é certa! Até que um dia chega Calaf...

A caixa surpresa:
Surpreendi os alunos com uma caixa surpresa! “O que será que tem dentro dessa caixa?” Pois é, mas para abrir, seguindo os moldes de Turandot, precisa acertar a adivinha.

Expliquei que a caixa só seria aberta, se a adivinha fosse respondida. Caso contrário, eles levariam a adivinha para casa e tentariam pesquisar a resposta.



Escolhi uma adivinha beeeeem fácil, para dar aos alunos o gostinho de abri-la:
O que é, o que é?
Tem coroa, mas não é rei.
Tem escamas, mas não é peixe.
Foi uma saraivada de respostas diferentes, mas Rafaela foi certeira na resposta: Abacaxi!



“O que será que tem aí dentro da caixa, gente?”
Foram várias hipóteses: papel, abacaxi, peixe desenhado e até pizza!!!
Rafaela, a “descobridora” da resposta, teve o privilégio de abri-la. Dentro da caixa, um livro: ”Poemas para brincar”, de José Paulo Paes, um mapa-mundi e de brinde, fora da caixa, um papel enrolado.

 






“Um livro e um mapa!” Vamos ver o que é esse rolo aqui?” Logo as crianças viram que era um texto com ilustrações. Comecei a apresentar as páginas do livro e eles logo descobriram no livro a mesma poesia do cartaz: Gato da China!


Camily, muito astuta, logo disparou: “Já sei! Esse livro deve ser da China e o mapa é para a gente ver onde é que fica a China!”

Propus a Camily que procurasse a China no mapa. Ela logo encontrou.


“Quem sabe o mapa não tem relação com a poesia?” Os alunos logo disseram: É! O gato é da China!

Cauã foi logo perguntando: “A gente vai estudar sobre a China?” Camily completou: “O projeto agora deverá ser sobre os países! (Estudamos sobre o Brasil no primeiro semestre).

Depois dessa conversa, li o poema Gato da China que é muito legal e chama muito a atenção das crianças. De quebra, ele fala sobre Xangai, Rio Amarelo, olhos puxados, comer com palitos. As crianças fizeram muitos comentários interessantes e percebi que ficaram muito entusiasmados com a ideia de “estudar” a China, segundo suas conclusões.

Algumas atividades foram propostas com a poesia: identificação de palavras, observar que China e chinês são escritas com CH, outras palavras com CH e o acompanhamento da leitura pelos alunos a fim de relacionarem o falado ao escrito.

Outra atividade de gostaram bastante, foi a confecção de um gato chinês através de recortes. Os alunos receberam uma cabeça de gato e tinham que recortar papel preto para formar o corpo, as patas e o rabo.





Para casa, levaram um trecho da poesia para lerem para os pais.
E isso é só o começo!










5 comentários: