Oi, pessoal!
Ando muito ocupada, muito
atarefada mesmo! Essa nossa vida de professora que não precisa explicar muito, né?
Bem, esse ano tenho uma
turma de primeiro ano com 34 crianças. Uma loucura!!!! No início fiquei muito
apreensiva com o tamanho da responsabilidade. Entretanto, hoje, posso afirmar
que a turma é uma verdadeira “graça”! Eles são muito espertos e muito
interessados.
Em relação ao processo de
aquisição da leitura e da escrita, posso já afirmar que 30 já leem e escrevem.
Uma dádiva!
No primeiro semestre fizemos
muitas atividades. Fizemos um projeto sobre a região Centro-Oeste. Trabalhamos
muito com o escritor Manoel de Barros, que é uma verdadeira paixão e os alunos
concordam comigo.
Agora, no segundo semestre,
conheceremos um pouco mais sobre “Ópera”. Minha turma conhecerá a ópera
“Turandot”, de Giacomo Puccini. Este projeto permitirá aos alunos o
levantamento e verificação de hipóteses, estabelecimento de semelhanças e
diferenças e a capacidade de fazer relações. Uma das primeiras atividades, foi
fazer o levantamento das hipóteses dos alunos sobre “O que é ópera?”
Turandot é uma ópera, cuja história,
inspirada em “Mil e um dias” (contos orientais), conta a história de uma
princesa que se recusa a casar. Para cada pretendente, Turandot propõe três
enigmas e caso o candidato não consiga respondê-los, a morte é certa! Até que
um dia chega Calaf...
A
caixa surpresa:
Surpreendi os alunos com uma
caixa surpresa! “O que será que tem dentro dessa caixa?” Pois é, mas para
abrir, seguindo os moldes de Turandot, precisa acertar a adivinha.
Expliquei que a caixa só
seria aberta, se a adivinha fosse respondida. Caso contrário, eles levariam a
adivinha para casa e tentariam pesquisar a resposta.
O que é, o que é?
Tem coroa, mas não é rei.
Tem escamas, mas não é
peixe.
Foi uma saraivada de
respostas diferentes, mas Rafaela foi certeira na resposta: Abacaxi!
“O que será que tem aí dentro da caixa, gente?”
Foram várias hipóteses:
papel, abacaxi, peixe desenhado e até pizza!!!
Rafaela, a “descobridora” da
resposta, teve o privilégio de abri-la. Dentro da caixa, um livro: ”Poemas para
brincar”, de José Paulo Paes, um mapa-mundi e de brinde, fora da caixa, um
papel enrolado.
“Um livro e um mapa!” Vamos
ver o que é esse rolo aqui?” Logo as crianças viram que era um texto com
ilustrações. Comecei a apresentar as páginas do livro e eles logo descobriram
no livro a mesma poesia do cartaz: Gato da China!
Camily, muito astuta, logo
disparou: “Já sei! Esse livro deve ser da China e o mapa é para a gente ver
onde é que fica a China!”
Propus a Camily que
procurasse a China no mapa. Ela logo encontrou.
“Quem sabe o mapa não tem relação com a poesia?” Os alunos logo disseram: É! O gato é da China!
“Quem sabe o mapa não tem relação com a poesia?” Os alunos logo disseram: É! O gato é da China!
Cauã foi logo perguntando:
“A gente vai estudar sobre a China?” Camily completou: “O projeto agora deverá
ser sobre os países! (Estudamos sobre o Brasil no primeiro semestre).
Depois dessa conversa, li o
poema Gato da China que é muito legal e chama muito a atenção das crianças. De
quebra, ele fala sobre Xangai, Rio Amarelo, olhos puxados, comer com palitos.
As crianças fizeram muitos comentários interessantes e percebi que ficaram
muito entusiasmados com a ideia de “estudar” a China, segundo suas conclusões.
Algumas atividades foram
propostas com a poesia: identificação de palavras, observar que China e chinês
são escritas com CH, outras palavras com CH e o acompanhamento da leitura pelos
alunos a fim de relacionarem o falado ao escrito.
Outra atividade de gostaram
bastante, foi a confecção de um gato chinês através de recortes. Os alunos
receberam uma cabeça de gato e tinham que recortar papel preto para formar o
corpo, as patas e o rabo.
Para casa, levaram um trecho da poesia para lerem para os pais.
E isso é só o começo!
Ana parabéns por seu trabalho!!!
ResponderExcluirAna parabéns por seu trabalho!!!
ResponderExcluirObrigada, Tatiana!
ExcluirSua opinião é muito importante para mim e me motiva.
Bjs,
Ana
Amei...parabéns 😤
ResponderExcluirObrigada! Volte mais vezes!
ExcluirAna Antunes