terça-feira, 21 de abril de 2015

Entre Sylvia Orthof e Bia Hetzel.... Muitos bichos, muitas crianças, muitas leituras e muitas alegrias!

Quando planejo minhas aulas, adoro estabelecer relações de intertextualidade entre textos. Muitos deles "conversam" entre si e dão mais sentido ao trabalho que estamos desenvolvendo.

Essa "história intertextual" aconteceu no ano passado, mas foi tão boa que eu não poderia deixar de contar. E foi assim que Sylvia Orthof se juntou a Bia Hetzel.

Como professora regente do primeiro ano, expliquei aos outros professores (música, artes...), que trabalharíamos com o livro "Os bichos que tive", de Sylvia Orthof, ilustrado por Gê Orthof, da Editora Salamandra e que mais que provável, o tema animais, muito apreciado pelas crianças, ia aparecer naturalmente.

Pra começo de conversa, realizei uma chamada na classe onde todos deveriam imaginar qual teria sido o primeiro bicho de Sylvia. Avisei que a leitura seria capitulada, um bicho de cada vez! 


As hipóteses num primeiro momento, eram de bichos de estimação bem previsíveis: gato, cachorro, passarinho... Qual foi a surpresa da turma com o título do primeiro capítulo: "A rã Santa Aurora". Foi um texto tão engraçado e surpreendente que os alunos "morreram" de rir com a história do batizado da rã. Eles amaram e queriam mais... Todos queriam falar dos seus próprios bichos: os que nasceram, os que morreram, os que foram atropelados!!!!

A professora de artes começou a trabalhar com argila para que eles modelassem seus bichos de estimação.

Em outro momento, Evangelina trouxe sua hamster Rita para que os colegas a conhecessem. 






Quando fomos ler o segundo capítulo as crianças queriam adivinhar o bicho de Sylvia, já que na primeira vez, ninguém acertou. Foi aí que me surpreendi, pois depois de alguns cães e gatos, uma criança resolve:

"Deve ser uma girafa!"
"Imagina! Não dá pra ter uma girafa!"
"Ué, se ela já teve uma rã, pode ter uma girafa. É a Sylvia Orthof!"

A frase de Gabriel "É a Sylvia Orthof!" me arrepiou porque  isso mostrava o quanto o aluno se apropriara, em tão pouco tempo, do estilo e do jeito de ser da escritora.

"Um elefante incomoda muita gente", conta a relação dela com o circo, aqui em Petrópolis. Esse texto é imperdível e mostra quão engraçada era Sylvia, seu estilo nonsense que agrada a todos. Li o texto em uma reunião de pais para que conhecessem também um pouco do estilo da escritora e para que pudessem conversar com os filhos em casa.

Voltando na questão da intertextualidade, durante essa época, li outros textos sobre animais: informativos, poesias e contos. Isso fez com que os alunos se aproximassem mais do tema e encontrassem mais significado no que estávamos trabalhando.

Um livro que chamou muito a atenção dos alunos foi "De bem com a vida", de Bia Hetzel, ilustrações da Mariana Massarani, da Editora Manati. Foi uma empatia de primeira. É um livro excelente para a fase da alfabetização. Possui texto simples, mas sem perder o encantamento. O livro conta a relação entre a personagem Bia e sua gata Mel. A história ganha novo fôlego com a chegada de um novo felino na casa: Bem.

Ao término da leitura, uma surpresa com a pergunta de Leonardo:

"Será que a Bia da história é a Bia escritora? Está parecendo a Sylvia Orthof falando sobre seus bichos!"

Será? Respondi, mesmo sabendo da resposta afirmativa. Achei que Leonardo fez uma relação mais que perfeita, um levantamento de hipótese maravilhoso. 

Contei para a turma que eu conhecia a Bia pelo Facebook e Pedro sugere mandarmos uma carta para ela. Primeiro perguntei a Bia se ela poderia responder um e-mail das crianças.  Bia foi muito solícita e muito educada. 

Ao chegar com a notícia positiva na escola foi uma total vibração! Pedro foi logo dizendo que teríamos que escrever a carta. Foi então que comecei a conversar com eles sobre uma forma mais rápida de comunicação: o e-mail. Nós já tínhamos feito a diferenciação entre carta e bilhete. Começamos a refletir sobre o que era um e-mail. Eles possuíam bastante informações sobre o assunto e foi fácil estabelecer semelhanças e diferenças. 



Antes da escrita da mensagem que seria enviadapor e-mail, retomamos o livro para uma observação atenta. Eles perceberam a presença de outros animais. Foi a baleia que mais chamou a atenção deles. "Será que a Bia gosta de baleia?" Expliquei aos alunos que a Bia escritora gostava muito de animais, inclusive os grandes como as baleias. "Ah, então a Bia personagem deve mesmo ser a Bia escritora!"


Desenho do livro par Bia 

Desenho do livro par Bia 

Desenho do livro par Bia 


 Mensagem para Bia:


            PETRÓPOLIS, 26 DE MAIO DE 2014
QUERIDA BIA HETZEL,
SOMOS ALUNOS DO 1° ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PADRE QUINHA. NÓS MORAMOS EM PETRÓPOLIS E NOSSA PROFESSORA SE CHAMA ANA.
ESTAMOS PARTICIPANDO DE UM PROJETO CHAMADO “LER É UM ESPETÁCULO!”  E, ATRAVÉS DELE, ESTAMOS CONHECENDO A VIDA E AS OBRAS DA SYLVIA ORTHOF.  UM DOS LIVROS QUE LEMOS FOI OS BICHOS QUE TIVE. NELE A SYLVIA CONTA SOBRE SUA RELAÇÃO COM OS ANIMAIS. AS HISTÓRIAS QUE MAIS GOSTAMOS FORAM UM ELEFANTE INCOMODA MUITA GENTE, O COELHO OZ E A GATA CLEMENTINA.
NA NOSSA RODA DE CONVERSAS, FALAMOS SOBRE OS ANIMAIS QUE CADA UM TEM EM CASA. NOSSA PROFESSORA LEU O SEU LIVRO DE BEM COM A VIDA E NOSSA AMIGA EVANGELINA, QUE TAMBÉM TEM MUITOS BICHOS, PERCEBEU QUE A PERSONAGEM TEM O MESMO NOME QUE A AUTORA DO LIVRO, OU SEJA, VOCÊ. THIERRY LEMBROU QUE A SYLVIA CONTA SOBRE SEUS ANIMAIS  NO LIVRO E LEONARDO LOGO LEVANTOU A HIPÓTESE DE QUE A BIA PERSONAGEM PODERIA SER A BIA AUTORA. A PROFESSORA ANA CONTOU QUE A BIA ESCRITORA GOSTA DE ANIMAIS MARINHOS E VIMOS QUE NAS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO APARECEM BALEIAS, ENTÃO, É BEM PROVÁVEL QUE ESSA BIA SEJA VOCÊ MESMA. SÓ VOCÊ PODE NOS CONTAR!
APROVEITAMOS PARA LHE DIZER QUE GOSTAMOS MUITO DA SUA HISTÓRIA E QUISEMOS DESENHÁ-LA. NÓS TAMBÉM SOMOS AMIGOS DA NATUREZA. NA NOSSA ESCOLA TEM MUITO VERDE E MUITOS ANIMAIS, COMO ESQUILOS, PASSARINHOS, PEIXES, E INSETOS, COMO BORBOLETAS E BESOUROS.
ESPERAMOS DESCOBRIR SE VOCÊ É A PERSONAGEM DO LIVRO. MANDE-NOS A RESPOSTA.
NOSSA PROFESSORA DE MÚSICA, A ELZA MARIA, QUE E UMA CANTORA E MORA NO RIO DE JANEIRO TEM UMA CANÇÃO MUITO LEGAL SOBRE O MAR. VAMOS DESENHÁ-LA PARA VOCÊ.
BEIJOS,
LEONARDO, ANA CAROLINA, GABRIEL FERREIRA, ANGELO, SAMIRA, MARIA LUIZA, LUIS FELIPE, THIERRY, KETHLEN, MARIA CECÍLIA, JOÃO, EVANGELINA, GABRIEL HENRICHS, SARAH, MELISSA, FRANCISCO, RYAN, LARISSA, TAINAN, WILLIAN, HELOISA E PEDRO ANTÔNIO.

Mensagem de Bia para a turma:






Elza, nossa então professora de música e também cantora e compositora, os ensinou a música "Estrela do Mar", para que pudessem cantar, conhecer os animais marinhos e ilustrar a música para enviarmos junto a mensagem.

 


Bia Hetzel é uma pessoa muito amorosa e conhece a alma das crianças. Após nosso contato, as crianças descobriram que, fora do livro, aqueles eram personagens bem reais. "Eu sabia que era a Bia de verdade. Igual a Sylvia." "A Sylvia adorava o elefante e a Bia adora a baleia!"

E foi assim que as crianças descobriram que podemos escrever sobre fatos reais, coisas que acontecem em nossas vidas e que, em alguns casos, essas histórias viram... Livros! Com isso, uma história que era só sua, acaba sendo conhecida por muitas pessoas. 

O mais importante é que, assim como Bia, que é Hetzel, e Sylvia, que é Orthof, nos ensinam a simplicidade e a singeleza da vida de forma tão especial. 

Um agradecimento muito especial para Bia Hetzel aqui na Terra e outro para Sylvia Orthof, lá no céu!

Ana Antunes

2 comentários:

  1. Aaaaah, que delícia!!
    Com uma professora assim, com aulas assim e livros assim... como não gostar de ler?!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Else!
    Me emocionei com seu comentário! Foi muito bom mesmo! A leitura certamente transforma.
    Um abraço,
    Ana

    ResponderExcluir