Queria ler algum livro para
as crianças em que o tema fosse amizade
para continuar estreitando os laços do meu novo grupo. Procurei no acervo do Pnaic e achei um
interessante: Superamigos, de Fiona Rempt e Noëlle Smit, Manati Produções Editoriais. Li o livro (Ah, sim, professor tem que ler o
livro antes de usá-lo com a turma. Não vale pegar qualquer um, de última hora)
e gostei.
O livro conta a história de um caracol que possui um grupo de amigos (sapo, pato, formiga, toupeira, castor e esquilo). Eles sempre brincam juntos, mas o caracol nunca consegue brincar porque anda muito devagar. No dia do aniversário do caracol, há uma festa e cada bicho dá um presente estranho para o aniversariante. Ao terminar a entrega dos presentes, eles colocam a "mão na massa” e constroem um carro para ele.. O caracol fica muito emocionado e consegue brincar como nunca! Todas as crianças perceberam o valor da amizade, de fazer o bem ao próximo. "Eles são amigos de verdade!" Refletimos o que amigos de verdade fazem uns pelos outros e concluímos que precisamos seguir o exemplo e como é bom saber que as pessoas se preocupam conosco e conhecem nossos desejos.
O livro conta a história de um caracol que possui um grupo de amigos (sapo, pato, formiga, toupeira, castor e esquilo). Eles sempre brincam juntos, mas o caracol nunca consegue brincar porque anda muito devagar. No dia do aniversário do caracol, há uma festa e cada bicho dá um presente estranho para o aniversariante. Ao terminar a entrega dos presentes, eles colocam a "mão na massa” e constroem um carro para ele.. O caracol fica muito emocionado e consegue brincar como nunca! Todas as crianças perceberam o valor da amizade, de fazer o bem ao próximo. "Eles são amigos de verdade!" Refletimos o que amigos de verdade fazem uns pelos outros e concluímos que precisamos seguir o exemplo e como é bom saber que as pessoas se preocupam conosco e conhecem nossos desejos.
A leitura desse livro
aconteceu no segundo dia de aula. Os alunos gostaram tanto que vi uma
oportunidade para explorar o livro. Resolvi aproveitar os personagens para
reflexão da letra inicial. Como estávamos na primeira semana de aula, resolvi
arriscar, pois não sabia qual seria o resultado. Comecei a perguntar a letra inicial de cada
bicho. Quase todos os alunos acertaram os nomes das letras. Percebi que poderia ir em frente.
A sensação mesmo foi o
caracol! Todos gostaram muito dele, foi o preferido numa votação. As crianças o desenharam e ordenaram as letras
para formar seu nome, mas antes, fizemos oralmente a reflexão de como essa
palavra é escrita. Analisando os sons que saem da nossa boca ao emitir a
palavra.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário