segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Superamigos Parte 1


Queria ler algum livro para as crianças em que o tema  fosse amizade para continuar estreitando os laços do meu novo grupo.  Procurei no acervo do Pnaic e achei um interessante:  Superamigos, de Fiona Rempt e Noëlle Smit, Manati Produções Editoriais.  Li o livro (Ah, sim, professor tem que ler o livro antes de usá-lo com a turma. Não vale pegar qualquer um, de última hora) e gostei.

O livro conta a história de um caracol que possui um grupo de amigos (sapo, pato, formiga, toupeira, castor e esquilo).  Eles sempre brincam juntos, mas o caracol nunca consegue brincar porque anda muito devagar. No dia do aniversário do caracol, há uma festa e cada bicho dá um presente estranho para o aniversariante. Ao terminar a entrega dos presentes, eles colocam a "mão na massa” e constroem um carro para ele.. O caracol fica muito emocionado e consegue brincar como nunca!  Todas as crianças perceberam o valor da amizade, de fazer o bem ao próximo. "Eles são amigos de verdade!" Refletimos o que amigos de verdade fazem uns pelos outros e concluímos que precisamos seguir o exemplo e como é bom saber que as pessoas se preocupam conosco e conhecem nossos desejos.

A leitura desse livro aconteceu no segundo dia de aula. Os alunos gostaram tanto que vi uma oportunidade para explorar o livro.  Resolvi aproveitar os personagens para reflexão da letra inicial. Como estávamos na primeira semana de aula, resolvi arriscar, pois não sabia qual seria o resultado.  Comecei a perguntar a letra inicial de cada bicho. Quase todos  os alunos acertaram os nomes das letras. Percebi que poderia ir em frente.

A sensação mesmo foi o caracol! Todos gostaram muito dele, foi o preferido numa votação.  As crianças o desenharam e ordenaram as letras para formar seu nome, mas antes, fizemos oralmente a reflexão de como essa palavra é escrita. Analisando os sons que saem da nossa boca ao emitir a palavra.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário