Depois de uma semana de
trabalho na volta às aulas, resolvemos criar murais pela escola com as
hipóteses dos alunos sobre o que é ópera.
Já tínhamos colhido as respostas com todas as crianças e pensamos em compartilhá-las
com a comunidade escolar.
Para ser mais impactante,
resolvemos organizar os murais de cada turma no mesmo dia. Enquanto os
preparávamos, já se podia observar a curiosidade das crianças. Eles chamavam os
colegas, liam as respostas dos outros, concordavam plenamente e rejeitavam
veemente algumas delas.
Após a organização dos
murais, o assunto virou coletivo! Na hora da entrada, no almoço, e até nos recreios.
Todos querem falar sobre a ópera! Os maiores querem descobrir se esse será o
tema da nossa pesquisa do semestre. Eles ficam perguntando aos professores e confabulando
entre si. Os pequenos ficam "discutindo" suas hipóteses e conversando sobre o que pesquisaram em casa.
O grande nó da situação é
que além de termos feito essa pergunta, cada turma tem conhecido o lugar onde
se passa a história de sua ópera. Então, meus alunos, por exemplo, estão
conhecendo mais sobre a China. Tem turmas falando sobre o Egito, a França, a Espanha e a Alemanha. Isso confunde
a cabeça deles. (De bom propósito), porque não sabem se o tema será ópera ou países! Quando chegarem à conclusão
do que é ópera, cada turma lerá seu próprio libreto e eles completarão o quebra-cabeças! Que bom poder ver os alunos interessados e motivados para aprender.
A professora Letícia, do 4º ano, leu um trecho do livro "Dom Quixote" e levou um quadro de Salvador Dali para que eles fizessem a leitura da imagem. Depois ela os questionou sobre de onde deveria ser tal pintura e tal história. Também pediu que relacionassem o trabalho com as aulas da professora de teatro que havia levado diferentes objetos. Um aluno, durante o recreio, quis ir para a informática para tentar descobrir a resposta.
Esse movimento tem sido muito maravilhoso. Vejo os professores motivados e sinto a escola VIVA!
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