sábado, 15 de agosto de 2015

A Escola "pega fogo"!

Depois de uma semana de trabalho na volta às aulas, resolvemos criar murais pela escola com as hipóteses dos alunos sobre o que é ópera.  Já tínhamos colhido as respostas com todas as crianças e pensamos em compartilhá-las com a comunidade escolar.

Para ser mais impactante, resolvemos organizar os murais de cada turma no mesmo dia. Enquanto os preparávamos, já se podia observar a curiosidade das crianças. Eles chamavam os colegas, liam as respostas dos outros, concordavam plenamente e rejeitavam veemente algumas delas.

Após a organização dos murais, o assunto virou coletivo! Na hora da entrada, no almoço, e até nos recreios. Todos querem falar sobre a ópera! Os maiores querem descobrir se esse será o tema da nossa pesquisa do semestre. Eles ficam perguntando aos professores e confabulando entre si. Os pequenos ficam "discutindo" suas hipóteses e conversando sobre o que pesquisaram em casa.

O grande nó da situação é que além de termos feito essa pergunta, cada turma tem conhecido o lugar onde se passa a história de sua ópera. Então, meus alunos, por exemplo, estão conhecendo mais sobre a China. Tem turmas falando sobre o Egito,  a França, a Espanha e a Alemanha. Isso confunde a cabeça deles. (De bom propósito), porque não sabem se o tema será ópera ou países! Quando chegarem à conclusão do que é ópera, cada turma lerá seu próprio libreto  e eles completarão o quebra-cabeças! Que bom poder ver os alunos interessados e motivados para aprender. 

A professora Letícia, do 4º ano, leu um trecho do livro "Dom Quixote" e levou um quadro de Salvador Dali para que eles fizessem a leitura da imagem. Depois ela os questionou sobre de onde deveria ser tal pintura e tal história. Também pediu que relacionassem o trabalho com as aulas da professora de teatro que havia levado diferentes objetos. Um aluno, durante o recreio, quis ir para a informática para tentar descobrir a resposta.

Esse movimento tem sido muito maravilhoso. Vejo os professores motivados e sinto a escola VIVA!

Educação Infantil
1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano




Nenhum comentário:

Postar um comentário