No espaço multimídia, assistimos
a um vídeo do Youtube, com as pinturas de gatos do pintor cearense Aldemir
Martins. Os alunos dessa turma são muito sensíveis e ficam muito interessados
quando assistem a vídeos informativos. A todo o momento, há um comentário do
tipo: “Ah, esse é lindo!” “E esse, que fofura!” “Olha o olho desse!” Para
trabalhar com a expressividade, propus que as crianças imitassem os gatos ao
dormir, ao “tomaram banho”, ao comer, andar e miar. Anna Lívia de um show na
hora da limpeza! Cada criança desenhou seu próprio gato para um painel com os
desenhos.
Na aula de artes, com a professora Talita, os alunos estão
construindo um gato que, segundo eles, é da China.
Fomos ao Canto de São Francisco (Espaço Ambiental que integra razão e sensibilidade), para realizarmos algumas atividades: Primeiro, conversarmos sobre a organização do “Canto”. Esse assunto também servirá posteriormente para falarmos sobre a organização do povo chinês. Perguntamos ao Gustavo, responsável pelo espaço, como ele organiza o trabalho e as ferramentas que utiliza. Foi uma conversa interessante, pois Gustavo é sempre muito solícito com as crianças. Ele foi explicando como o espaço é estruturado e também quais são as atividades da semana. De vez em quando, alguma criança fazia perguntas, como: “Você se cansa?” Depois que Gustavo explicou aos alunos sobre seu trabalho, combinamos que ele separaria algumas de suas ferramentas para nos mostrar. Enquanto isso, lemos o livro “Gato Xadrez no Jardim das delícias”, de Bia Vilella.
Já em sala de aula, fizemos a interpretação de um texto informativo: "Para quem gosta de gatos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário