domingo, 12 de maio de 2013

Jogando e aprendendo!


Olá, pessoas!


Hoje vou compartilhar uma experiência com um material muito importante para o primeiro ano: Bingo de letras.

Todos nós sabemos que cada criança tem seu ritmo próprio, mesmo aquelas que vieram de um processo anterior, na Educação Infantil. As experiências vividas no cotidiano, às práticas sociais, o uso da leitura e da escrita pela família fazem total diferença quando os recebemos no primeiro ano.  Sendo assim, muitos já  trazem essas vivências e esses conhecimentos, outros ainda não.  É importante criar, desde o início, possibilidades para que  todas as crianças adquiram tais conhecimentos, o das letras principalmente, o mais rápido possível, pois assim terão condições de interagir no processos de reflexão da linguagem.

É um material fácil de confeccionar e importante lembrar que todas as letras devem ser contempladas. Como será utilizado sempre, deve ser produzido com material resistente e plastificar é o ideal.  Usando o computador ou recortando letras de revistas, pode-se criar um bingo bem bonito que será  motivador para a criançada.

Gosto de trabalhar com o bingo porque é muito dinâmico e o resultado é visível e rápido. A criança gosta do jogo, da brincadeira. É uma forma bem prática de entrar em contato com todas as letras do alfabeto ao mesmo tempo.  É importante diversificar: uma vez o professor sorteia e fala o nome da letra, outra vez o professor sorteia e as crianças dizem o nome da letra e até mesmo  uma criança faz a vez do sorteador.

 Após algum tempo de uso, o professor pode pensar que não necessita mais dele, mas há outra forma de utilizá-lo. No momento do sorteio, ao invés de mostrarmos a letra para que falem o nome, criamos questões, como: ...É a letra do João!  É a letra que está no final de bola. E assim a criança joga pensando fonologicamente.  É interessante observar a capacidade das crianças: quando estão  agrupadas em mesas grandes, além de cuidarem da sua própria cartela, também observam a cartela dos outros: “Olha aí, você tem a letra B!” Outros bingos, como o de nomes, são fontes de muitos conhecimentos.


Como tenho muitas tampinhas de garrafa peço que peguem a quantidade necessária para serem os marcadores. Já é um novo desafio: pensar na quantidade de letras da cartela e buscar tampinhas que correspondam a essa quantidade. A diversão está garantida! Ah, e o melhor, a aprendizagem vem junto!








Um abraço,
Ana

8 comentários:

  1. Aninha,
    Muito lindos os seus Bingos. Você consegue fazer de uma material muito simples, uma joia para suas crianças. A beleza do material conta muito!
    E vamos lembrar que a versão feita com letras de revista ajuda também a reconhecerem diferentes tipos de fontes, que é um rico conhecimento social, mas que também ajuda na configuração gráfica das letras - ou seja, saber reconhecer uma letra seja lá como ela estiver escrita.
    Parabéns, Aninha! Seus alunos - não me canso de dizer - são muito sortudos!!!
    Junta um dimdim para comprar uma máquina de plastificar!!!! Rsrsrsrs!!!
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lica!
    Acredito nisso mesmo: o básico com capricho! E nós sabemos que isso funciona muito bem, não é? As crianças brincam e aprendem realmente. E essa ideia da revista é muito importante mesmo, pois há uma variedade imensa de fontes e essa é uma forma de reconhecê-las. Me vem a mente agora uma ideia de atividade em folha mesmo: Escaneamos uma variedade de fontes de duas ou três letras e o desafio seria o de agrupá-las. E muitas outras podem vir por aí!
    Acho que vou ter que pensar mesmo numa máquina dessas! Rsrsrsrs...
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrsrs!!! Dou todo apoio e a economia virá depois, sem dúvida!
    Básico com capricho é tudo de bom!
    Pode também colocar várias, várias mesmo e a atividade ser achar naquele carnaval de letras todas as letras A ou B ou a inicial de seu nome, sei lá... Tipo onde está Wally!
    Ideias vão borbulhando, de uma nascem duas, de duas, quatro, e assim vai a mil! Especialmente em mentes tão férteis como a sua...
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  4. Lica,
    Adorei essa atividade também. É isso mesmo: mentes férteis! Todo mundo tem, todo mundo pode!É só acreditar, pegar uma ideia aqui, transformar outra ali e vão surgindo coisas maravilhosas por aí!
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...adorei sua postagem. Aprendi muito! bj

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Kelly! Que bom que gostou.
    Muitos beijos para vocë!
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Pois é , Aninha, e a leitura como "ponte" também está aí...Adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir