É varinha de condão. Quando
raspa na caixinha, faz luz na escuridão. O que é? "Fósforo!"
Júlia acertou a resposta e
pode abrir a caixa surpresa, que mais uma vez, ninguém acertou o conteúdo. Era
um pen drive.
__O que deve ter aí?
__Pode ser foto!
__Mas não é!
__Pode ser um vídeo!
__Mas não é!
__Pode ser uma música!
__Isso mesmo! Vamos ouvir?
Quando começou a tocar as
crianças ficaram surpresas! Que música bonita, disse Joaquim!
Camily: Acho que é da
China!!!
Quando se ouve a voz da
cantora, Camily afirma: “Agora tenho certeza que é da China!”
Depois, continuou os comentários:
Eu vou fazer uma pesquisa em
casa para investigar essa língua!
Sabe... Tem muita coisa
misteriosa aí! Na segunda veio a poesia do Gato da China com o mapa e hoje uma
música da China. Isso tá muito misterioso!
Catharina: Isso é ópera,
heim!!!! Eu gostei muito da música!
Camily: Será que a ópera é
da China?
Professora: Será? Temos que pesquisar!
Como é motivante ouvir as
crianças. Vê-las tentando buscar respostas, perguntando aos pais as respostas
que precisam, pedindo ajuda ao irmãos mais velhos para pesquisarem na internet e ainda, tentando buscar sentido para o que aprendem. Isso só é possível quando não levamos conceitos prontos para os alunos e nos
permitimos ouvi-los. Para mim, essa é a verdadeira função da escola.
Muito bacana, Aninha!!!
ResponderExcluirCoisas simples, Lica. Mas.... muito empolgante. A Madalena Freire sempre fala que o planejamento nasce da avaliação. Vem da criança para a criança e tem sido bem por aí mesmo.
ExcluirBjs,
Ana