Eu gosto bastante do material do Pnaic de Matemática! Sou muito fã!!! E hoje, vou contar um pouco de uma experiência que vivi com minha turma de 2015 e que considero válida para muitas professoras, ainda mais agora no início do ano quando ficamos nos preocupando com a sala de aula que deve ficar bem "bonita" para a chegada dos alunos e precisa de algumas "funcionalidades"
O primeiro texto do Caderno de Apresentação é muito interessante e bastante didático para nós. Ele explica um pouco sobre algumas práticas de sala de aula, sobre o uso legítimo da matemática e principalmente sobre alguns materiais que utilizamos e que normalmente "acreditamos" que será útil para os alunos.
Um desses materiais é o VARAL NUMÉRICO. É muito comum que professores passem suas férias produzindo materiais para a sala de aula. Para as classes iniciais, o varal numérico é muito importante. Então, sua preparação, pelo professor, é sempre "muito refletida". Cores, desenhos, tamanhos, tudo para agradar a criançada. Até que se lê o texto "A criança e a Matemática escolar".
O texto nos mostra claramente que, se o varal é construído apenas pelo professor, ele se torna apenas um "adorno para a sala de aula". As crianças ficam intrigadas em saber o motivo da escolha de tais desenhos, observam cores e no visual, mas não se interessam pelo objetivo real daquele material que é a relação entre o numeral e a quantidade.
Hum, quando li isso e fiquei pensando em quantas coisas fazemos simplesmente porque todo mundo sempre fez! E por que não um varal numérico? Claro que pode, mas de um jeito diferente, com a participação dos alunos e chamando atenção para o verdadeiro objetivo do varal. Além disso, sobra mais tempo para as férias merecidas.
Então, tem um livro que eu A-DO-RO! Ele foi escrito pela Ana Maria Machado, ilustrado pelo Fernando Nunes e faz parte da Coleção Batutinha: "CAMILÃO, O COMILÃO". O livro conta a história de Camilo, um leitão muito gordo e preguiçoso que não gosta de trabalhar. Todos os dias, saía de sua casa com uma cesta vazia e ia pedindo aos animais que encontrava pelo caminho, algum alimento que tinham. Os amigos, davam, afinal, Camilão não fazia mal a ninguém, a não ser a si mesmo.... E lá ia ele com 1 melancia, duas abóboras, 3 queijos... E os alimentos iam aumentando. O final é muito surpreendente: ele faz uma festa para os amigos que sempre lhe ajudavam.
Dá para enumerar inúmeras atividades a partir da história e o mais legal é que as crianças amam o aspecto repetitivo e acumulativo presentes no texto. Eu explorei a solidariedade, a leitura e a escrita através dos nomes dos animais e dos alimentos, a ordenação dos fatos e a sequência numérica para fazer um.... VARAL NUMÉRICO com as crianças. Pude perceber que as crianças compreenderam a função desse recurso, utilizavam-no durante as atividades propostas e ficaram felizes em ter na própria sala de aula um material confeccionado com a ajuda deles.
No caso do livro "Camilão, o comilão", selecionei imagens que correspondiam aos alimentos citados no livro com suas respectivas quantidades, os numerais e a escrita dos mesmos por extenso.
Depois da história bem explorada e conhecida, vamos a execução do varal numérico por meio do reconto oral feito pelos alunos. Conforme iam contando, algumas crianças eram convidadas a ir procurar e separar os materiais necessários que pertenciam àquele momento da história.
Depois que achavam, os próprios alunos colavam na folha de papel sulfite colorida.
Trabalho realizado! É o momento de deixá-lo na sala de aula por um tempo. Dá até para renová-lo ao longo do ano com numerais maiores, conforme as necessidades dos alunos e também utilizando outras histórias.
Dá até para dar continuidade utilizando o mesmo livro...
E então, não precisa ficar ansioso em levar pronto um varal numérico. Procure apenas uma boa história e continue aproveitando suas férias!
Ana Antunes
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