Nesta semana (início de
setembro), tivemos dois encontros na “Casa de leitura”. Na primeira mediação, Bruna retomou os
conceitos ligados à orquestra. A atividade consistia em emparelhar imagens e
palavras (maestro, partitura, orquestra, notas musicais...). As crianças
mostraram que tinham aprendido realmente muitas coisas. Mas, antes de iniciarem a atividade, tinham que decifrar a resposta de uma adivinha para abrir uma caixa surpresa, cujo conteúdo era um chapéu chinês.
Na atividade, as crianças sorteavam palavras, que tinham como desafio ler com autonomia, e emparelhavam às figuras correspondentes. Além de ler e emparelhar, tinham que explicar o que entenderam.
Depois, pediu que uma
criança explicasse o que era o COMPOSITOR.
As crianças juntas logo foram dizendo que o “compositor compunha as
músicas”. Bruna retomou a música “Nessun
Dorma”. Disse que mostraria a eles o compositor Giacomo Puccini. As crianças
ouviram atentamente as informações sobre ele. Bruna mostrou a imagem de três de
suas obras: Tosca, Madama Buterfly e Turandot. As duas últimas chamaram muita
atenção das crianças que ficaram intrigadas. Camily disse que estava achando
aquilo estranho porque a mulher da imagem de Madama Buterfly tinha o cabelo e a
roupa de uma chinesa e a de Turandot também. Hum.... Após essa aula, as
crianças conseguiram conhecer melhor o trabalho de um compositor e também
começaram a desvendar o mistério!
Na segunda mediação, Bruna
explica que colocará novamente a música “Nessun Dorma” de.... “Puccini”, gritam
as crianças!
Entretanto, ela explica que colocará
em duas situações diferentes e eles terão de observar as semelhanças e
diferenças.
Bruna mostra um cartaz. As
crianças lêem rapidamente... “O que é ópera?” “O que tem na ópera?”
Bruna: “Vocês já falaram
muitas coisas que tem na ópera.”
Joaquim: “Tem orquestra!”
Camily: “O que o Puccini tem
haver com a China?”
Joaquim: “Deve ser uma obra
dele.”
Camily: “Será que lá na
China eles gostam de ópera?”
Bruna coloca novamente a orquestra
tocando “Nessun Dorma” e depois o trecho da ópera “Turandot”, em que aparece a
música “Nessun dorma”. Quando termina, Bruna colhe as impressões das crianças:
Thifany: Eu vi que são dois
homens diferentes cantando. Em cada vídeo é um.
Rafaela: “Não vi o maestro
no segundo vídeo.”
Júlia: No segundo vídeo ele
fica parado. No primeiro o homem fica parado até o show acabar e no segundo ele
fica andando.
Camily: “Os instrumentos
estavam escondidinhos em outro lugar. Não estavam aparecendo.” No primeiro, a
orquestra estava junto do cantor.”
Thayla: “Eles não estavam no
mesmo lugar.”
Maria Isabel: “A música era
a mesma.”
Ana Beatriz: “Eu ouvi os
instrumentos, mas não vi”
Joaquim: “Os cenários são
diferentes. No segundo é um teatro.”
Julia: “Esse vídeo está ‘de
noite’ no outro não.”
Anna Lívia: “Não era a mesma
tela. O lugar era diferente.”
Camily: “No segundo a luz
estava apagada.”
Joaquim: “Nos dois tinha uma
orquestra.”
Camily: “O homem estava com
uma roupa diferente.”
Joaquim: “Ópera é misturado
com orquestra”
Joaquim: “Opa, volta lá e mostra o cartaz do
Puccini que eu acho que eu já sei de qual se trata.”
Bruna retoma as falas e
mostra uma caixa com diferentes palavras. Vamos ver o que tem em uma ópera?
Bruna: “Alguém disse a
palavra TEATRO. Vamos ver se aqui tem a palavra teatro?
E assim foram recapitulando
as falas e buscando as palavras na caixa. Até que descobrem tudo o que há numa
ópera: teatro, dança, orquestra, emoção, música... Depois, Bruna mostra algumas
tiras com palavras para que organizassem o sentido e enfim conseguissem formar
o conceito de ópera.
“Ópera é um drama(teatro),
acompanhado por uma orquestra em que os diálogos são cantados.”
E, enfim, todos ficam
satisfeitos e Joaquim volta ao cartaz de Puccini e diz logo: "É uma dessas que nós vamos conhecer porque tem a ver com a China!"
Ufa!!!! Até que enfim!!! Posso afirmar que nessa altura do trabalho as crianças estavam completamente integradas ao trabalho que começou em agosto. Os próximos passos serão os seguintes: conhecer a obra e depois dramatizá-la.
Alunos fazendo a relação entre os vídeos assistidos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário