sábado, 18 de janeiro de 2014

Uma Bruxa do bem!

Sabe aquele dia tão inspirado que tudo que se imagina pode acontecer? Pois é, deve ter sido assim quando, lá nos anos 80,  Eva criou a Bruxinha. A intenção era escrever tirinhas para a Folhinha, suplemento do jornal Folha de São Paulo.  Foi um verdadeiro sucesso e esse personagem vive até hoje nas nossas casas, nas escolas, em todos os cantos onde há muita imaginação.

Posso afirmar, certamente, que Eva Furnari é uma das minhas autoras favoritas. Eu adoro tudo que ela escreve e é difícil saber quem gosta mais: as crianças ou os adultos. Com histórias cheias de nonsenses, Eva cria um cenário cheio de imaginação, brinca e joga com as palavras. Perfeito para crianças... E para adultos também. Lolo Barnabé é um livro de leitura obrigatória, principalmente no mundo em que vivemos. E que lição de vida ele nos traz. Qual? Esse só lendo mesmo!

Eu gosto muito de histórias sem escrita. E dessa forma, a Bruxinha é perfeita.  Além disso,  as histórias são tão geniais e dá pra gente se divertir a valer!


No trabalho de sala de aula, com as crianças, suas tirinhas tornam as crianças alvos fáceis de serem  enfeitiçadas com a famosa varinha mágica, de fada, pode? Todas as vezes que eu utilizei o livro O amigo da Bruxinha, colhi sempre ótimos frutos. As crianças se divertem muito com as histórias. São legais e inteligentes.

As histórias da Bruxinha, por si só, já cumprem o objetivo de levar às crianças um excelente material. Mas podemos ir um pouco além, recriando-as de diversas formas.

Assim que conheci um pouco do trabalho da minha amiga, Lica Araújo,  percebi que ela havia feito um Kit da Bruxinha. Achei a ideia perfeita e resolvi criar um para mim para que eu pudesse trabalhar com as crianças.  No livro, O amigo da Bruxinha, cada historia pequena  é composta de seis cenas. A ideia era fazer fichas com cada cena  e esse material ser explorado pelas crianças.

Quando montei minhas fichas, separei por cores diferentes. Além disso, juntei cada história com argolas de chaveiros. Quando estão unidas as fichas estão na ordem em que aparecem no livro, possibilitando principalmente na hora de “ler”.  Mas também podemos tirar a argola e a criança ou o grupo pode criar sua própria ordem, seu próprio sentido.




 Outra possibilidade que eu gosto muito e utilizo, é fazer com que as crianças criem suas próprias histórias a partir do que veem  e é interessante como cada grupo constrói coisas diferentes a partir de uma mesma imagem. Se estivermos com a intenção de criarmos crianças leitoras e escritoras, esse, para mim, é um excelente trabalho, uma ótima oportunidade, principalmente para os iniciantes.  Uma atividade com comprometimento onde as crianças são inicialmente as autoras e a professora estimuladora e escriba. No trabalho realizado, as histórias eram lidas, relidas, contadas, recontadas, escritas, lidas, e a amadas!


No ano passado, trabalhei bastante com esse kit. Levava duas histórias a cada dia. Quando as crianças viam o kit saindo da bolsa ficavam muito felizes e agitadas. “Hoje tem Bruxinha!”, dizia Clara, com olhos tão  brilhantes como eu nunca havia visto antes. Eva Furnari é uma autora para estar sempre a mão, como diz Luciana Conti, em seu blog Gato de Sofá.



Essa bruxa atrapalhada será sempre bem vinda! Neste ano de 2014, pretendo interagir novamente com suas histórias. Pensei em também xerocá-las para que as crianças possam levar para casa e contá-las para os familiares. Certamente novas ideias surgirão em nosso ilimitado imaginário. É sempre bom sonhar!

Desejo a todos, um excelente ano de 2014 e que possamos ter boas experiências para trocarmos.

Veja também as fotos de outro material feito a partir do livro Travadinhas, de Eva Furnari. Trata-se de um livro de trava-línguas. O kit possui cartelas com cada trava-língua, palavras e letras móveis.

https://picasaweb.google.com/108078716655206599526/KitTravadinhas#

Leia o que Lica Araújo escreveu sobre esse kit em seu blog:

http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011/02/travadinhas.html


Ana Antunes


7 comentários:

  1. Gostei muito. Vc é muito criativa! Obrigada! !!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Berlinda.
    Eu também adoro essa Bruxa! Não vivo mais sem ela! Rsrsrsrs E as possibilidades de trabalho são várias e o melhor de tudo é que as crianças gostam demais. A história O trapo, que mostrei a foto do texto criado por eles, é uma das mais favoritas.
    Obrigada por aparecer sempre por aqui. Eu gosto e isso dá ânimo pra continuar registrando. Obrigada.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Aninha! Eva Furnari é top!
    E você é top tb!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bom? Também estou fazendo os jogos da Oficina da Lica e achei o teu Travadinhas. Amei. Você tem as instruções e palavras dele pra enviar? Ela não tem mais. Bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  5. voce nao pode disponibilizar o arquivo?

    ResponderExcluir