Uma coisa que gosto muito de fazer com as crianças é
plantar. Na Escola de Educação Integral Padre Quinha, onde leciono, há o
trabalho com a metodologia do professor Danilo Netto, denominada Horta Viva. A diferença,
segundo ele, de uma horta comum para uma horta escolar é a intencionalidade. Na
horta que podemos ter em casa, por exemplo, cultivamos alimentos, cujo objetivo
principal é a alimentação. No nosso caso, também nos alimentamos da alguns
vegetais que plantamos, mas a busca pela ciência é o diferencial! Danilo,
juntamente com Fernanda Godinho, é autor de uma coleção de livros: A turma da
horta viva.
Plantio de flores no Canto de São Francisco em 2013 |
Plantio de girassol em 2012 |
A turma do primeiro ano trabalha sempre com as plantas
que enfeitam, mas como eu gosto muito de plantar com eles e ir acompanhando o
desenvolvimento e o processo da planta, o feijão é sempre bem vindo! Durante os
três anos que estou na escola, temos plantado feijões e a produção tem
aumentado a cada ano! Rsrsrs Utilizo um livro da coleção A turma da horta viva:
O mistério das sementes.
No início, plantamos o feijão no algodão, como todo
mundo já sabe ou já fez algum dia. Cada criança vai registrando os passos em
forma de desenho ou escrita. Muitas perguntas já podem ser lançadas para instigar
a curiosidade das crianças. Quando a primeira folhinha aparece podemos
perguntar: É um ser vivo? Se já está aqui por volta de 10 dias, do que a planta
está se alimentando? Se deixarmos alguns grãos de feijão num copo vai virar
planta? O que faz virar planta? Como é que brota?
Também podemos fazer experiências como deixar feijões de
molho para ver o que acontece. No dia seguinte as crianças percebem como os feijões
estão “gordos”! Dá para perguntar para a merendeira ou pesquisar em casa porque
se põe o feijão de molho antes de ser cozido. A experiência de abrir um feijão “gordo”
nos proporciona a oportunidade de conhecer o gérmen, aquele cabinho branco que
fica bem no meio. Todas as sementes possuem: é a microplanta, daí a palavra
germinação! E se engolirmos uma semente e bebermos água, vai brotar? Não,
porque não dá tempo, ela virará fezes! ! Isso tudo a gente aprende no livro.
Também envio uma pesquisa para casa pedindo que
procurem saber que tipo de feijão comem, quem cozinha, qual a frequência desse
alimento na refeição familiar e cada criança deve levar para a escola a receita
de feijão utilizada no dia a dia da família. Em sala de aula, conversamos sobre
as semelhanças e diferenças encontradas na pesquisa. Lemos as receitas e
votamos na melhor delas. As crianças gostam muito de participar disso porque
faz parte da vida delas e falar sobre a mãe ou o pai cozinhando é interessante
para elas. A leitura de João e o pé de feijão é inevitável! Utilizo duas versões
e buscamos semelhanças e diferenças entre elas. Ainda podemos criar uma outra versão
repensada pela turma.
Durante o período vamos acompanhando o desenvolvimento
da planta, suas partes, conhecendo sobre
o seu ciclo e o momento da flor é sempre muito esperado: “Se tem flor, daqui a
pouco vem o filhote!” A colheita é sempre importante, pois após o crescimento
das vagens a planta morre. No ano de 2013 tivemos um período de muitas chuvas e
a colheita do feijão não foi feita pela turma, foi feita por um funcionário da
escola, mas teve o cuidado de guardar e secar as vagens. Ele nos entregou um
saco bem grande e vimos que a produção tinha sido boa!
Para o professor Danilo, a horta não deve ser algo a
mais no trabalho de sala de aula, mas deve caminhar junto, proporcionando situações
de aprendizagem junto aos conteúdos da turma. Eu também aproveito os feijões para
situações de contagem de quantidades maiores, tão difícil de ser trabalhado de
forma natural e com os feijões isso se torna muito fácil.
Texto informativo e contagem de 2 em 2 |
Centenas, dezenas e unidades (772 grãos) |
O trabalho com a horta é muito fascinante. Eu agradeço muito ao professor Danilo Netto pelas dicas, intervenções e pelos direcionamentos durante o processo de aprendizagem. A sua experiência tem nos ajudado e nos motivado muito. Obrigada! Em 2014 pretendo
continuar o trabalho com a Horta Viva.
E você aí.... Vamos plantar?
Ana Antunes
Entrevista de Danilo
Netto no programa Sem Sensura http://www.youtube.com/watch?v=xnxE2nfpSSo
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