sábado, 25 de janeiro de 2014

A horta e a sala de aula

Uma coisa que gosto muito de fazer com as crianças é plantar. Na Escola de Educação Integral Padre Quinha, onde leciono, há o trabalho com a metodologia do professor Danilo Netto, denominada Horta Viva. A diferença, segundo ele, de uma horta comum para uma horta escolar é a intencionalidade. Na horta que podemos ter em casa, por exemplo, cultivamos alimentos, cujo objetivo principal é a alimentação. No nosso caso, também nos alimentamos da alguns vegetais que plantamos, mas a busca pela ciência é o diferencial! Danilo, juntamente com Fernanda Godinho, é autor de uma coleção de livros: A turma da horta viva.

Plantio de flores no Canto de São Francisco  em 2013
Plantio de girassol em 2012
A turma do primeiro ano trabalha sempre com as plantas que enfeitam, mas como eu gosto muito de plantar com eles e ir acompanhando o desenvolvimento e o processo da planta, o feijão é sempre bem vindo! Durante os três anos que estou na escola, temos plantado feijões e a produção tem aumentado a cada ano! Rsrsrs Utilizo um livro da coleção A turma da horta viva: O mistério das sementes.




No início, plantamos o feijão no algodão, como todo mundo já sabe ou já fez algum dia. Cada criança vai registrando os passos em forma de desenho ou escrita. Muitas perguntas já podem ser lançadas para instigar a curiosidade das crianças. Quando a primeira folhinha aparece podemos perguntar: É um ser vivo? Se já está aqui por volta de 10 dias, do que a planta está se alimentando? Se deixarmos alguns grãos de feijão num copo vai virar planta? O que faz virar planta? Como é que brota?





Também podemos fazer experiências como deixar feijões de molho para ver o que acontece. No dia seguinte as crianças percebem como os feijões estão “gordos”! Dá para perguntar para a merendeira ou pesquisar em casa porque se põe o feijão de molho antes de ser cozido. A experiência de abrir um feijão “gordo” nos proporciona a oportunidade de conhecer o gérmen, aquele cabinho branco que fica bem no meio. Todas as sementes possuem: é a microplanta, daí a palavra germinação! E se engolirmos uma semente e bebermos água, vai brotar? Não, porque não dá tempo, ela virará fezes! ! Isso tudo a gente aprende no livro.






Também envio uma pesquisa para casa pedindo que procurem saber que tipo de feijão comem, quem cozinha, qual a frequência desse alimento na refeição familiar e cada criança deve levar para a escola a receita de feijão utilizada no dia a dia da família. Em sala de aula, conversamos sobre as semelhanças e diferenças encontradas na pesquisa. Lemos as receitas e votamos na melhor delas. As crianças gostam muito de participar disso porque faz parte da vida delas e falar sobre a mãe ou o pai cozinhando é interessante para elas. A leitura de João e o pé de feijão é inevitável! Utilizo duas versões e buscamos semelhanças e diferenças entre elas. Ainda podemos criar uma outra versão repensada pela turma.




Durante o período vamos acompanhando o desenvolvimento da planta, suas partes,  conhecendo sobre o seu ciclo e o momento da flor é sempre muito esperado: “Se tem flor, daqui a pouco vem o filhote!” A colheita é sempre importante, pois após o crescimento das vagens a planta morre. No ano de 2013 tivemos um período de muitas chuvas e a colheita do feijão não foi feita pela turma, foi feita por um funcionário da escola, mas teve o cuidado de guardar e secar as vagens. Ele nos entregou um saco bem grande e vimos que a produção tinha sido boa!









Para o professor Danilo, a horta não deve ser algo a mais no trabalho de sala de aula, mas deve caminhar junto, proporcionando situações de aprendizagem junto aos conteúdos da turma. Eu também aproveito os feijões para situações de contagem de quantidades maiores, tão difícil de ser trabalhado de forma natural e com os feijões isso se torna muito fácil. 

Texto informativo e contagem de 2 em 2

Centenas, dezenas e unidades (772 grãos)

O trabalho com a horta é muito fascinante. Eu agradeço muito ao professor Danilo Netto pelas dicas, intervenções e pelos direcionamentos durante o processo de aprendizagem. A sua experiência tem nos ajudado e nos motivado muito. Obrigada! Em 2014 pretendo continuar o trabalho com a Horta Viva. 

E você aí.... Vamos plantar?

Ana Antunes




Book trailer do primeiro livro lançado por Danilo http://www.youtube.com/watch?v=dwe10BoBmy0
Entrevista de Danilo Netto no programa Sem Sensura http://www.youtube.com/watch?v=xnxE2nfpSSo

Nenhum comentário:

Postar um comentário