terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Vence o maior

O jogo "Vence o maior" é um jogo muito interessante. Eu gosto muito! É fácil de preparar e os alunos gostam  de jogar. Com este jogo é possível que as crianças façam comparações entre os numerais. Entre quatro possibilidades, devem saber qual o numeral maior. Para isso é necessário que conheçam os números, saibam dizer seus nomes, além de compreenderem a correspondência entre o numeral e a quantidade. Mas não é necessário que as crianças tenham domínio desses conceitos, pois todas essas competências vão se aperfeiçoando cada vez que os alunos jogam. 

Conheci este jogo e muitos outros na coleção  "Cadernos do Mathema", da Editora Atmed. Gosto muito dos materiais e livros produzidos pela Katia Stocco Smole. 

Em sala de aula, li o texto instrucional e fiz perguntas  para averiguar se os alunos haviam entendido as regras. Depois, selecionei um grupo de 4 crianças para jogar. Eu ia explicando cada passo. O grupo "jogador" ia executando e o restante da turma ia observando para aprender.  Também institui um "banqueiro" que tinha a função de distribuição das cartas e verificação da resposta correta junto com os colegas da equipe.

Para jogar precisamos de um baralho numerado de 11 a 50. Essas cartas são distribuídas entre os quatro jogadores. As cartas ficam viradas para baixo e a cada jogada retira-se a carta de cima do monte. Verifica-se qual é o número maior dentre as cartas e o jogador que a jogou fica com todas as outras formando um novo monte. No final do jogo, ganha aquele que possuir o maior número de cartas. 

Propus ao banqueiro que em cada jogada, os participantes deveriam dizer o nome do numeral virado. Caso não soubesse poderia ser ajudado pelo grupo. Esse jogo foi muito estimulante para a minha turma.

Ter um "banqueiro" em cada grupo é muito bom, pois nos dá a possibilidade de ir circulando pelos grupos. Todos querem participar e demonstram muita atenção para aprender rapidamente e liderar os colegas. Enquanto isso, podemos observar as crianças, identificar possíveis dificuldades, conceitos errados e também o contrário: quem está muito bem e pode servir de parceiro experiente para outros colegas. Anotando os resultados podemos mapear os aprendizados e os conhecimentos de toda turma. Observar os alunos jogando e fazer perguntas durante e após o jogo também é muito proveitoso, pois elucida dúvidas e expõe as formas de pensar dos alunos. Também podemos escrever no quadro quatro numerais como se fosse uma situação de jogo e perguntar aos alunos como sabem qual é a carta maior.  Numa dessas situações obtive a seguinte resposta: 

Como você sabe que essa carta é a maior?
"É porque tem o quatro na frente e as outras tem números mais 'baixos' que o quatro, então essa é a maior."

Esse tipo de atividade também pode se desdobrar em atividades no caderno onde o aluno pinta, dentre quatro opções, o número maior ou até mesmo o menor. Ou ainda, escrever um número e pedir que os alunos escrevam outras três possibilidades sabendo que são menores ou maiores que o número escrito. É só ir inventando...





Até mais!
Ana






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