No início do ano passado e queria fazer algo bem diferente no início da aula. Gosto muito das rodas de conversas e sei que elas são imprescindíveis para trocarmos ideias sobre vários assuntos, mas eu queria algo mais. Então, comecei a fazer exercícios de respiração e colocar música clássica para os alunos.
Utilizei o CD Clássicos para crianças, organizado pelo maestro Edgar Poças para a Revista Caras. O CD foi muito bem estruturado e depois acabei descobrindo que há um segundo volume e ainda um outro voltado para bebês.
Quando comecei com os exercícios corporais, como: mexer a cabeça, piscar os olhos várias vezes, levantar os braços e mexer bastante os dedos foi muito interessante, pois as crianças não estavam acostumadas e ficavam até com um pouco de vergonha. Insisti e continuamos incluindo exercícios de respiração. Todos gostavam de participar. Quando se tornou parte da rotina, eles se acostumaram e a música clássica era fundamental para o relaxamento do grupo. Percebi que era muito mais fácil conversar com todos depois dessa rotina, pois as crianças se mostravam mais atentas. Eles também começaram a perguntar e queriam informações sobre aquela música.... "De quem é essa música sem boca?"
Comecei a perguntar como se sentiam ouvindo aquelas músicas. A maioria das crianças disseram que ficavam mais calmas. Foi então que percebi que podia ampliar mais o uso do CD. Quando voltavam do recreio e entravam na sala de aula a música já estava tocando em volume baixo. Era muito interessante, pois eu não precisava dizer nada! As crianças iam para seus lugares e, conforme percebiam o som, iam ficando mais calmas e o barulho ia diminuindo até cessar. Também o utilizava durante a execução de algumas atividades.
Essa é uma dica que eu queria muito compartilhar com vocês porque normalmente levamos muito tempo para acalmar os alunos e na maioria dos casos, ainda ficamos estressados e usamos da nossa autoridade a fim de conseguirmos o que queremos logo. Eu me senti muito feliz em perceber que dava certo e que eu podia fazer algo diferente em prol dos alunos e de mim mesma. Experimente!
Olha aí que legal as crianças num desses momentos! Eles ficaram com um pouco de vergonha, pois estavam sendo filmados, mas era sempre muito legal! Vou continuar com a proposta em 2015.
Depois de um tempo a música clássica tomou mais espaço. Conhecemos um pouco da vida e da obra de Haendel, Beethoven, Mozart e Bach e realizamos algumas atividades. Descobri que crianças adoram música clássica e a escola precisa oportunizar momentos em que elas possam conhecê-las.
Até a próxima!
Ana Antunes
Quadrinhos sobre a vida de Haendel |
Até a próxima!
Ana Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário