Procurando no caderno de jogos do Pnaic por um jogo de subtração
para utilizar com meus alunos,
encontrei o “Cubra a diferença”. Quando
li sobre ele fiquei um pouco receosa, pois o mesmo me parecia bem
simples. Entretanto, eu tinha algumas crianças na turma que estavam com dificuldades
para subtrair e resolvi produzi-lo e
utilizá-lo. O jogo “caiu como uma luva”, pois acertou em cheio na dificuldade
dos alunos. O problema era que os alunos somavam em vez de subtrair. Mesmo que
a operação fosse de “menos”, um grupo sempre somava!
No jogo, cada criança fica com uma cartela
numerada de 0 a 5 e cinco cartões. Para
jogar, usa-se dois dados. Ao lançar os dados, a criança deve fazer o
cálculo da subtração. Aí é que vem a
maravilha, pois o aluno precisa subtrair, porque se somar não encontrará a
resposta na cartela. Também tem outra coisa bacana: ao lançar os dados, a
criança precisará ver qual é o número maior para subtrair do menor. Sendo assim, se lançar os dados e sair 6 e 2,
caso some, dará 8 e não tem oito na cartela! Portanto, há algo de errado! Ao
subtrair encontrará o 4 como resposta. Então, pega um cartão e cobre o resultado 4. Vence quem cobrir
todos os números da cartela.
Depois de jogarmos, fizemos diversas reflexões
sobre as possibilidades de resultados. Em
quais possibilidades podemos obter o número 3? 4-1, 5-2, 6-3. Vimos que o 5 é o
número mais difícil, pois possui apenas uma possibilidade nos dados, o 6-1. Após essas reflexões, que podem ser feitas
oralmente ou por escrito, os alunos registram o jogo através de desenho e
explicam por escrito como se joga.
Um abraço,
Ana Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário