domingo, 18 de janeiro de 2015

Contando...


Para que os alunos aprendam a ler, escrever, conhecer numerais maiores que 10, além de comparar quantidades, justificar suas respostas, eu procuro não trabalhar pequenas quantidades de cada vez, mas com grandes quantidades de uma vez só. Para isso utilizo todo tipo de materiais que possam servir de contagem e reflexão, como tampinhas, palitos, material  dourado, fichas e jogos. Tudo isso, junto, proporciona o aprendizado do sistema de numeração decimal e do sistema  numérico, pois estamos trabalhando com materiais concretos, o que atende as necessidades das crianças na idade em que se encontram e está mais próximo da realidade, afinal os números estão em toda parte. 

Contagem com tampinhas

Jogos com Material dourado




Contagem com palitos

O que considero importante nessa fase de alfabetização, já que compreendem bem a numeração de 0 a 10,  é o trabalho com as dezenas exatas e a formação dos numerais. Para trabalhar com esse conteúdo também utilizo fichas. Cada criança recebe seu grupo de fichas para recortar e organizar. As dezenas exatas são pretas e as unidades são vermelhas. Depois que recortam, deixo um tempo para que manuseiem e façam o que desejarem. Muitas crianças ordenam.




Depois, eu brinco com eles de acharmos os numerais. Então, eu dito dezenas exatas para que procurem e mostrem.  


Quando eles já estão bem craques nas exatas, eu começo a ditar numerais formados por dezenas e unidades. Então, eles precisam utilizar as unidades para formar o número desejado. A questão interessante é que precisam colocar o número que indica a unidade cobrindo o zero e isso gera boas reflexões. 



Trabalhar com material concreto é muito importante para a construção de conceitos. Acredite, Piaget tinha toda razão! Rsrs. Para compreender como funciona o sistema de numeração é possível trabalhar com diversos materiais e não apenas preencher tabelas e mais tabelas numéricas para memorização. Através da tabela numérica é possível verificar diversas regularidades. Ela é uma recurso importante, porém é possível ir além. 

Vou postar depois um jogo que gosto muito, em que os alunos são levados a fazer comparações entre numerais. É bem interessante. Em breve!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário