Superamigos página 8 |
Um ponto alto do livro Superamigos é a hora do bolo, quando o caracol assopra as velas. Vimos que na festa das crianças isso também é importante. Todos os alunos da turma já tiveram a oportunidade de ter uma festa de aniversário. Percebi que poderia fazer algumas relações entre a história e vida das crianças.
O que não pode faltar de jeito
nenhum em uma festa de aniversário? Willian logo respondeu: O bolo!!!
O que estamos comemorando no dia do nosso
aniversário? Maria Clara, muito sabichona e sem pestanejar disse: O dia que nós
nascemos.
Quem
sabe o dia do seu nascimento?
Um
grupo na turma já sabia o dia do seu aniversário. Outros não.
Como
podemos saber?
“Perguntando
pra nossa mãe.”
E
tem algum outro jeito?
“No
documento!”
Levei para a sala uma listagem com os nomes dos alunos e as
datas de nascimentos. Dessa forma, todos puderam consultar. Quem já sabia se
certificou e quem não sabia obteve a informação. Através desses dados, montamos
o quadro de aniversariantes. Através desse painel, vários desafios puderam ser
lançados:
Quantos
meses o ano possui?
Qual
o mês em que há maior quantidade de aniversariantes?
Em qual mês estamos?
Quantos
meses já se passaram?
Quantos
meses faltam para terminar o ano?
Tem
algum mês em que não há aniversariantes?
Olhando
a tabela podemos descobrir quantas crianças há na turma?
Neste dia, cada um foi dizendo a sua
idade. Fui escrevendo no blocão. Refletimos muito sobre o traçado dos números
5, 6 e 7 com o intuito de escrevê-los corretamente. Completamos uma tabela com
as idades de cada criança, mas ao invés de seguir os nomes na ordem, eu ia pedindo
para procurarem: Onde está o nome da Samira?
Resolvemos comemorar os aniversariantes de
janeiro e fevereiro fazendo um bolo para o lanche da tarde. Como sempre acontece, as crianças ficam
entusiasmadas. A receita é sempre bem vinda na sala de aula.
Perguntei como se fazia um
bolo. As crianças foram citando os ingredientes. Escrevi no quadro. Estavam
todos certos, mas não disseram o quanto de cada ingrediente. Fui questionando...
Quantos ovos? Quanto de margarina? Foi uma discussão, pois cada um falava uma
coisa. Perguntei onde poderíamos saber essa informação com exatidão. Larissa
citou o livro de receitas. Pra que serve a receita? Leonardo disse que era pra
não esquecer. Mostrei os ingredientes de um pacote de mistura para bolo.
Expliquei que no verso do pacote havia as instruções. Fui lendo e executando os
passos. As crianças foram ajudando. Como Leonardo disse que a receita serve
para não esquecermos, propus que copiassem para as mães. Todos aceitaram.
Aproveitei para dizer que uma letra legível é importante, principalmente para o
entendimento daquilo que está sendo lido.
Também trabalhamos muito com a ideia de festa. O que
há na festa? As crianças tinham o objetivo de buscar no banco de palavras os
nomes corretos para as figuras.
Já começamos a trabalhar com
problemas desafiadores. O primeiro dava dicas sobre um animal, cuja resposta
era caracol. As dicas eram características que havíamos trabalhado em sala de
aula. Todos tinham que adivinhar o bicho, desenhá-lo e escrever, segundo suas
hipóteses, o nome caracol. O segundo problema desafiador era... Quantas antenas
possui 3 caracóis? Através do desenho, muitas crianças conseguiram sem ajuda.
Na roda de conversas, observamos alguns convites e pedi que os alunos dissessem o que não poderia faltar em um convite. Eles foram listando: motivo da comemoração, dia, hora e local. Cada criança preencheu seu próprio convite, utilizando a data real do seu nascimento.
Em determinado momento Leonardo pergunta: Mas o que o caracol come?! Hum... Continua...
Aninha,
ResponderExcluirEu sou sua fã!!!
Queria ter sido sua aluna!
Bjos,
Lica
Lica Linda!
ExcluirEu já aprendi tanta coisa com você! Só tenho a te agradecer muito e pedir que Deus te ilumine todos os dias.
Eu estou amando esse meu grupo. Tem várias Liquinhas nele!
Beijos e felicidades!
Ana
ÓÓóóóó!!! Fiquei imaginando como seriam as Liquinhas...
ExcluirBjos, Aninha!
Lica,
ExcluirAs Liquinhas são muito inteligentes, criativas, espertas e têm sempre uma resposta prontinha em qualquer ocasião. São muito lindas. Você iria gostar muito delas.
Beijos,
Ana
Maravilha, Ana! Você sabe o quanto admiro o seu trabalho.
ResponderExcluirbjs,
Valéria Lopes
Obrigada, Valéria!
ExcluirSei que você gosta muito do meu trabalho. Faço tudo com prazer e pela vontade de ver as crianças aprendendo sempre.
Beijos,
Ana