segunda-feira, 3 de março de 2014

Superamigos Parte 3

Superamigos página 8
Um ponto alto do livro Superamigos é a hora do bolo, quando o caracol  assopra as velas. Vimos que na festa das crianças isso também é importante. Todos os alunos da turma já tiveram a oportunidade de ter uma festa de aniversário. Percebi que poderia fazer algumas relações entre a história e vida das crianças.

O que não pode faltar de jeito nenhum em uma festa de aniversário? Willian logo respondeu: O bolo!!!

O que estamos comemorando no dia do nosso aniversário? Maria Clara, muito sabichona e sem pestanejar disse: O dia que nós nascemos.

Quem sabe o dia do seu nascimento?
Um grupo na turma já sabia o dia do seu aniversário. Outros não.
Como podemos saber?
“Perguntando pra nossa mãe.”
E tem algum outro jeito?
“No documento!”

Levei para a sala  uma listagem com os nomes dos alunos e as datas de nascimentos. Dessa forma, todos puderam consultar. Quem já sabia se certificou e quem não sabia obteve a informação. Através desses dados, montamos o quadro de aniversariantes. Através desse painel, vários desafios puderam ser lançados:

Quantos meses o ano possui?
Qual o mês em que há maior quantidade de aniversariantes?
Em qual  mês  estamos?
Quantos meses já se passaram?
Quantos meses faltam para terminar o ano?
Tem algum mês em que não há aniversariantes?
Olhando a tabela podemos descobrir quantas crianças há na turma?




Neste dia, cada um foi dizendo a sua idade. Fui escrevendo no blocão. Refletimos muito sobre o traçado dos números 5, 6 e 7 com o intuito de escrevê-los corretamente. Completamos uma tabela com as idades de cada criança, mas ao invés de seguir os nomes na ordem, eu ia pedindo para procurarem: Onde está o nome da Samira?


Resolvemos comemorar os aniversariantes de janeiro e fevereiro fazendo um bolo para o lanche da tarde.  Como sempre acontece, as crianças ficam entusiasmadas. A receita é sempre bem vinda na sala de aula.  

Perguntei como se fazia um bolo. As crianças foram citando os ingredientes. Escrevi no quadro. Estavam todos certos, mas não disseram o quanto de cada ingrediente. Fui questionando... Quantos ovos? Quanto de margarina? Foi uma discussão, pois cada um falava uma coisa. Perguntei onde poderíamos saber essa informação com exatidão. Larissa citou o livro de receitas. Pra que serve a receita? Leonardo disse que era pra não esquecer. Mostrei os ingredientes de um pacote de mistura para bolo. Expliquei que no verso do pacote havia as instruções. Fui lendo e executando os passos. As crianças foram ajudando. Como Leonardo disse que a receita serve para não esquecermos, propus que copiassem para as mães. Todos aceitaram. Aproveitei para dizer que uma letra legível é importante, principalmente para o entendimento daquilo que está sendo lido.


Também  trabalhamos muito com a ideia de festa. O que há na festa? As crianças tinham o objetivo de buscar no banco de palavras os nomes corretos para as figuras.



Já começamos a trabalhar com problemas desafiadores. O primeiro dava dicas sobre um animal, cuja resposta era caracol. As dicas eram características que havíamos trabalhado em sala de aula. Todos tinham que adivinhar o bicho, desenhá-lo e escrever, segundo suas hipóteses, o nome caracol. O segundo problema desafiador era... Quantas antenas possui 3 caracóis? Através do desenho, muitas crianças conseguiram sem ajuda. 


Na roda de conversas, observamos alguns convites e pedi que os alunos dissessem o que não poderia faltar em um convite. Eles foram listando: motivo da comemoração, dia, hora e local. Cada criança preencheu seu próprio convite, utilizando a data real do seu nascimento. 


Em determinado momento Leonardo pergunta: Mas o que o caracol come?! Hum... Continua...


6 comentários:

  1. Aninha,
    Eu sou sua fã!!!
    Queria ter sido sua aluna!
    Bjos,
    Lica

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    1. Lica Linda!
      Eu já aprendi tanta coisa com você! Só tenho a te agradecer muito e pedir que Deus te ilumine todos os dias.
      Eu estou amando esse meu grupo. Tem várias Liquinhas nele!
      Beijos e felicidades!
      Ana

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    2. ÓÓóóóó!!! Fiquei imaginando como seriam as Liquinhas...
      Bjos, Aninha!

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    3. Lica,
      As Liquinhas são muito inteligentes, criativas, espertas e têm sempre uma resposta prontinha em qualquer ocasião. São muito lindas. Você iria gostar muito delas.
      Beijos,
      Ana

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  2. Maravilha, Ana! Você sabe o quanto admiro o seu trabalho.
    bjs,
    Valéria Lopes

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    1. Obrigada, Valéria!
      Sei que você gosta muito do meu trabalho. Faço tudo com prazer e pela vontade de ver as crianças aprendendo sempre.
      Beijos,
      Ana

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