terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Superamigos Parte 2

Como citei no post anterior, as crianças gostaram e se identificaram bastante com o livro Superamigos. Aproveitei a oportunidade para desenvolver atividades que os alunos pudessem pensar sobre os nomes, as letras iniciais, as letras finais e muito mais. Veja algumas dessas atividades.


As crianças receberam as letras juntas. Tiveram que recortar e pensar na letra inicial de cada animal. Enquanto cortavam eu ia passeando pelas mesas para perguntar aos alunos o nome das iniciais. Desde o início trabalho sempre com todas as letras. Neste caso, a lista dos animais da história ajuda muito, pois eram conhecidos pelos alunos.


Aqui o objetivo era o mesmo, mas com um nível maior de desafio, pois tinham que identificá-las em meio a outras letras.


Como as crianças já identificam as iniciais é totalmente viável reconhecer os nomes. Nesta circunstância ainda podemos fazer perguntas do tipo: Quais animais possuem 4 letras? Se caracol e castor começam de forma igual, como podemos identificar corretamente seus nomes? 
Colocamos as imagens dos animais no quadro de letras.





Coletivamente criamos uma frase para cada animal. No dia seguinte, levei as palavras e as colei no quadro. Fomos relembrando cada frase. Eu dizia a palavra e os alunos tinham que identificá-la no quadro. Quem conseguia achar, levantava e mostrava onde estava para o grupo.  As frases foram coladas no blocão.  Cada criança também leu em sua própria folha, além de circular os nomes dos animais.

Reflexão sobre as letras finais
Faltando letras






Cada criança recebeu uma folha de cartolina com os nomes dos animais. Ao lado um espaço vazio. Eles tiveram que identificar o nome do animal e desenhá-lo ao  lado. Após esse trabalho, todos pintaram e recortaram. Esse material se transformou em um jogo de memória (figura/palavra). Eles brincaram na sala de aula e levaram para casa para jogar com os familiares. 

Ler o nome do animal e desenhá-lo



Caracol feito com massa

Essas atividades foram bem intensas e as crianças interagiram bastante. Mas ainda vem mais coisas por aí. Aguarde!

Continua...






3 comentários: