sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mudanças à vista!

Na sala do primeiro ano há muitos livros! Normalmente eles ficam numa estante do tipo sapateira que não comporta uma quantidade muito grande, mas gosto porque  eles ficam de frente e chamam a atenção das crianças.

Este ano resolvi inovar um pouco: menos livros, mais qualidade e mais participação!  No início das aulas deixei a estante vazia. Foi de propósito. Desejo que esse espaço seja incorporado pelas crianças e não seja algo “da professora”.   

Coloquei uma pequena estante com caixas plásticas com diversos livros. Quinzenalmente os alunos terão a oportunidade de renovar o acervo. Depois que Maria Luiza perguntou o motivo da estante vazia, expliquei que aquele espaço era também deles e que deveriam opinar sobre quais materiais deveriam estar ali.   Coloquei as caixas no chão e cada aluno escolheu o livro que deveria ir para a estante.  Durante as próximas duas semanas, as crianças terão horários para  consultar os livros, falar sobre eles e até levá-los para casa nos empréstimos. Sendo assim, nesses quinze dias o acervo poderá ser explorado por todos. Penso que é importante ter momentos determinados pelo professor para o uso dos livros. Caso contrário, nem todas as crianças conseguem aproveitar o canto da leitura. Além disso, com o horário já determinado é possível refletir, no planejamento, o uso deste espaço. Também acredito na flexibilidade. É possível usá-lo em momentos impensados, quando algumas crianças terminam as tarefas antes das outras, como comumente é feito,  mas certamente ele pode ser melhor aproveitado. É fundamental que os alunos possam, em algum momento, ter a liberdade de escolher o que desejam ler ou explorar. Isso certamente permitirá que as crianças comecem a julgar os materiais que escolhem e que conversem de forma natural sobre suas escolhas, inclusive sugerindo livros aos seus colegas.

Começamos com os livros que já fazem parte do acervo da sala de aula. Um trabalho muito importante  será o de conscientização sobre a utilização correta e o cuidado com nossos livros. Após a primeira experiência incluirei os livros do acervo Trilhas e Pnaic.

Diante dos livros escolhidos, também poderei dinamizar atividades a partir de algum livro que favoreça o desenvolvimento do  meu planejamento.  Alguns desses livros temos quantidade suficiente para que cada um esteja com um exemplar. Dessa forma, é possível que cada aluno leve o livro para a mesa e acompanhe uma leitura, por exemplo.

Como início da experiência posso afirmar que as crianças gostaram de mexer nas caixas, apesar de um pouco de inibição, falta de pertencimento! Mas isso logo, logo vai acabar... Hum... Alguém escolheu Festa no céu!!!!


Até mais!











2 comentários:

  1. Obrigada, Berlinda!
    Tudo o que tem por aqui são coisas que todo mundo experimenta ou já experimentou. O que importa é que estamos tentando mudar o foco do professor para o aluno. Isso é difícil, mas necessário, não é?
    Penso que esse espaço ajuda as pessoas a se aventurarem mais, a acreditarem que é possível fazer coisas simples, mas que motivam as crianças.
    Beijos! Volte sempre!
    Ana

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