Na sala do primeiro ano há
muitos livros! Normalmente eles ficam numa estante do tipo sapateira que não
comporta uma quantidade muito grande, mas gosto porque eles ficam de frente e chamam a atenção das
crianças.
Este ano resolvi inovar um
pouco: menos livros, mais qualidade e mais participação! No início das aulas deixei a estante vazia.
Foi de propósito. Desejo que esse espaço seja incorporado pelas crianças e não seja
algo “da professora”.
Coloquei uma pequena estante
com caixas plásticas com diversos livros. Quinzenalmente os alunos terão a
oportunidade de renovar o acervo. Depois que Maria Luiza perguntou o motivo da
estante vazia, expliquei que aquele espaço era também deles e que deveriam
opinar sobre quais materiais deveriam estar ali. Coloquei as caixas no chão e cada aluno escolheu
o livro que deveria ir para a estante.
Durante as próximas duas semanas, as crianças terão horários para consultar os livros, falar sobre eles e até
levá-los para casa nos empréstimos. Sendo assim, nesses quinze dias o acervo
poderá ser explorado por todos. Penso que é importante ter momentos
determinados pelo professor para o uso dos livros. Caso contrário, nem todas as
crianças conseguem aproveitar o canto da leitura. Além disso, com o horário já
determinado é possível refletir, no planejamento, o uso deste espaço. Também acredito
na flexibilidade. É possível usá-lo em momentos impensados, quando algumas
crianças terminam as tarefas antes das outras, como comumente é feito, mas certamente ele pode ser
melhor aproveitado. É fundamental que os alunos possam, em algum momento, ter a
liberdade de escolher o que desejam ler ou explorar. Isso certamente permitirá que
as crianças comecem a julgar os materiais que escolhem e que conversem de forma
natural sobre suas escolhas, inclusive sugerindo livros aos seus colegas.
Começamos com os livros que
já fazem parte do acervo da sala de aula. Um trabalho muito importante será o de conscientização sobre a utilização
correta e o cuidado com nossos livros. Após a primeira experiência incluirei os
livros do acervo Trilhas e Pnaic.
Diante dos livros
escolhidos, também poderei dinamizar atividades a partir de algum livro que
favoreça o desenvolvimento do meu
planejamento. Alguns desses livros temos
quantidade suficiente para que cada um esteja com um exemplar. Dessa forma, é
possível que cada aluno leve o livro para a mesa e acompanhe uma leitura, por
exemplo.
Como início da experiência
posso afirmar que as crianças gostaram de mexer nas caixas, apesar de um pouco
de inibição, falta de pertencimento! Mas isso logo, logo vai acabar... Hum...
Alguém escolheu Festa no céu!!!!
Até mais!
Muito legal!
ResponderExcluirObrigada, Berlinda!
ResponderExcluirTudo o que tem por aqui são coisas que todo mundo experimenta ou já experimentou. O que importa é que estamos tentando mudar o foco do professor para o aluno. Isso é difícil, mas necessário, não é?
Penso que esse espaço ajuda as pessoas a se aventurarem mais, a acreditarem que é possível fazer coisas simples, mas que motivam as crianças.
Beijos! Volte sempre!
Ana