sexta-feira, 26 de julho de 2013

Esse não pode faltar!!



Conheci o jogo FALTANDO VOGAIS  através da minha professora Lica Araújo e depois de fazê-lo posso afirmar que não vivo mais sem ele em sala de aula e não sou só eu que gosto, as crianças adoram e aprendem brincando.

É um jogo que gera bastante autonomia nos alunos, pois eles aprendem a jogar e brincam praticamente sozinhos. No início eu explico as regras e jogo junto. Depois,  nomeamos um líder que comandará o jogo e tudo é feito por eles.

Clara no comando!
O jogo é composto por fichas de palavras lacunadas (faltando as vogais), e um dado (em cada face uma vogal).   Uma das faces  é o perde a vez. Além de fichinhas de vogais que completarão as cartelas.



No jogo, cada criança participante recebe uma ficha com uma imagem e as letras que formam o  nome da figura, mas sem as vogais e tem como objetivo completar a palavra. Depois que completou a primeira recebe nova ficha e assim vai até que  o primeiro jogador que  completar 3 cartelas  é o vencedor.  Quando a letra não completa a palavra, guarda-se como um banco de letras e ao receber novas cartelas essas letras poderão servir para completá-las.






O que o torna tão bacana é que as crianças brincando, percebem como se forma uma sílaba  e aprendem o conceito rapidinho, melhor do que qualquer explicação do professor. Percebi que  as crianças silábicas, mesmo nas vogais, saem logo dessa hipótese. Na cartela da palavra FOCA, por exemplo, a criança tem a oportunidade de refletir que FO = F+O e CA= C+A. Assim,  a reflexão acontece tanto nas vogais quanto nas consoantes e não somente nas vogais!

 É interessante observar o jogo, pois as crianças fazem a verificação o tempo todo. Assim, se a cartela da FOCA faltar ainda a letra A e a criança tira a vogal O elas dizem: FOCO!  A capacidade reflexiva é colocada à prova o tempo inteiro e isso gera aprendizado certo e imediato.



 Outra coisa que vale ressalva é que cada criança observa o jogo dos outros competidores e sempre tem alguém dizendo: Olha aí, fulano, você tirou a letra A! Ela completa sua palavra! Assim, pode-se perceber que a reflexão é constante!

A Lica também escreveu um excelente post sobre esse jogo que vale conferir:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011/09/faltando-vogais.html

Mais fotos em:

 https://plus.google.com/photos/108078716655206599526/albums/5583319087848065873?banner=pwa

Fica a dica!!!

Ana



2 comentários:

  1. As fotos estão show, Ana! E o material muito bem feito, como sempre!
    Uma variante bacana também é a face do dado que não tem uma das cinco vogais indicadas valer como qualquer uma delas, ou seja, tirando essa face, o jogador pode pegar a vogal que precisa para completar sua cartela.
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lica!
    Essa variante é bem legal mesmo, pois dá agilidade ao jogo.
    Esse menino da foto é o Luiz Felipe que é portador de TDAH. Procurei registrar um pouco das reações ao jogar. Ele adora o jogo e também gosta de ser o líder. Através das fotos podemos notar como ele está totalmente envolvido e feliz. Pra ver como o jogo é capaz de fazer com que todas as crianças aprendam.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir