Conheci o jogo FALTANDO VOGAIS através da minha professora Lica Araújo e
depois de fazê-lo posso afirmar que não vivo mais sem ele em sala de aula e não
sou só eu que gosto, as crianças adoram e aprendem brincando.
É um jogo que gera bastante autonomia nos alunos, pois
eles aprendem a jogar e brincam praticamente sozinhos. No início eu explico as
regras e jogo junto. Depois, nomeamos um
líder que comandará o jogo e tudo é feito por eles.
Clara no comando! |
O jogo é composto por fichas de palavras lacunadas
(faltando as vogais), e um dado (em cada face uma vogal). Uma das faces é o perde a vez. Além de fichinhas de vogais que completarão as cartelas.
No jogo, cada criança participante recebe uma ficha
com uma imagem e as letras que formam o nome da figura, mas sem as vogais e tem como
objetivo completar a palavra. Depois que completou a primeira recebe nova ficha
e assim vai até que o primeiro jogador que completar 3 cartelas é o
vencedor. Quando a letra não completa a palavra, guarda-se como um banco de letras e ao receber novas cartelas essas letras poderão servir para completá-las.
O que o torna tão bacana é que as crianças brincando,
percebem como se forma uma sílaba e aprendem o conceito rapidinho,
melhor do que qualquer explicação do professor. Percebi que as crianças silábicas, mesmo nas vogais, saem
logo dessa hipótese. Na cartela da palavra FOCA, por exemplo, a criança tem a
oportunidade de refletir que FO = F+O e CA= C+A. Assim, a reflexão acontece tanto nas vogais quanto
nas consoantes e não somente nas vogais!
É interessante
observar o jogo, pois as crianças fazem a verificação o tempo todo. Assim, se a
cartela da FOCA faltar ainda a letra A e a criança tira a vogal O elas dizem:
FOCO! A capacidade reflexiva é colocada
à prova o tempo inteiro e isso gera aprendizado certo e imediato.
Outra coisa que
vale ressalva é que cada criança observa o jogo dos outros competidores e
sempre tem alguém dizendo: Olha aí, fulano, você tirou a letra A! Ela completa
sua palavra! Assim, pode-se perceber que a reflexão é constante!
A Lica também escreveu um excelente post sobre esse jogo que vale conferir:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011/09/faltando-vogais.html
Mais fotos em:
https://plus.google.com/photos/108078716655206599526/albums/5583319087848065873?banner=pwa
A Lica também escreveu um excelente post sobre esse jogo que vale conferir:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2011/09/faltando-vogais.html
Mais fotos em:
https://plus.google.com/photos/108078716655206599526/albums/5583319087848065873?banner=pwa
Fica a dica!!!
Ana
As fotos estão show, Ana! E o material muito bem feito, como sempre!
ResponderExcluirUma variante bacana também é a face do dado que não tem uma das cinco vogais indicadas valer como qualquer uma delas, ou seja, tirando essa face, o jogador pode pegar a vogal que precisa para completar sua cartela.
Beijos,
Lica
Obrigada, Lica!
ResponderExcluirEssa variante é bem legal mesmo, pois dá agilidade ao jogo.
Esse menino da foto é o Luiz Felipe que é portador de TDAH. Procurei registrar um pouco das reações ao jogar. Ele adora o jogo e também gosta de ser o líder. Através das fotos podemos notar como ele está totalmente envolvido e feliz. Pra ver como o jogo é capaz de fazer com que todas as crianças aprendam.
Beijos,
Ana