quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Diferentes estratégias

Durante a semana, trabalhamos com situações-problema, cujo tema foi o chá. Eram dois: um do campo aditivo e outro multiplicativo.

As crianças já sabem que precisarão colocar suas estratégias no papel. Já sabem que terão que pensar numa forma para resolver o problema. Antes, os alunos ficavam um pouco perdidos, pois não sabiam como começar. Eu resolvi investir na divulgação e exploração das diferentes estratégias de resolução. Como é que cada um conseguiu alcançar a resposta. No início, é difícil sim, mas com o passar do tempo, cada um compreende que tem um jeito de resolver. E eles sabem que esses jeitos serão compartilhados no grupo. Então, criar soluções diferentes, virou uma motivação.

Primeiro problema:

Numa caixa de chá há 10 saches. Quantos saches há em 5 caixas?

utilizando recurso pictórico e contando de 10 em 10

Utilizando recurso pictórico e contando de 1 em 1

contando de 10 em 10 e utilizando simbologia matemática

 No final,  questionei qual a melhor forma de realizar o problema. Todas as crianças disseram que contando de 10 em 10 era melhor. Eles explicaram que contando de 10 em 10, a possibilidade de erro é muito menor. De 1 em 1, há uma grande possibilidade de errarem na contagem.

Segundo problema:

A professora Ana comprou uma caixa de chá de erva doce com 15 saches. Ela já usou 7 saches. Quantos sobraram?

utilizando recurso pictórico

utilizando simbologia matemática

recurso pictórico e matemático

Esse último caso foi bem interessante. Quando observei a estratégia, não compreendi os palitos desenhados. Resolvi questionar a aluna como havia pensado para realizar o problema. Ela me disse que na mão só tinha 10 dedos, então resolveu colocar 5 palitos para formar os 15. Depois, tirou sete dedos, sobrou 3 e somou com os 5 palitos, totalizando 8. Que maravilha foi ouvir isso!


Ah! O mais interessante: ninguém pergunta se é de mais ou de menos! Isso porque o jeito de resolução é livre. O que vale aqui é o raciocínio! E como se tem raciocínio diferente. É importante permitir!!!

No Caderno de Apresentação de Matemática. há um texto chamado "A criança e a Matemática escolar", de Carlos Roberto Vianna e Emerson Rolkouski, que fala bastante dessa possibilidade de respeitar as formas de pensar das crianças. Vale a pena ler e mais: vale a pena tentar!

Ana Antunes

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