Durante a semana,
trabalhamos com situações-problema, cujo tema foi o chá. Eram dois: um do campo
aditivo e outro multiplicativo.
As crianças já sabem que
precisarão colocar suas estratégias no papel. Já sabem que terão que pensar
numa forma para resolver o problema. Antes, os alunos ficavam um pouco
perdidos, pois não sabiam como começar. Eu resolvi investir na divulgação e
exploração das diferentes estratégias de resolução. Como é que cada um conseguiu
alcançar a resposta. No início, é difícil sim, mas com o passar do tempo, cada
um compreende que tem um jeito de resolver. E eles sabem que esses jeitos serão
compartilhados no grupo. Então, criar soluções diferentes, virou uma motivação.
Primeiro problema:
Numa caixa de chá há 10
saches. Quantos saches há em 5 caixas?
utilizando recurso pictórico e contando de 10 em 10 |
Utilizando recurso pictórico e contando de 1 em 1 |
contando de 10 em 10 e utilizando simbologia matemática |
No final, questionei qual a melhor forma de realizar o problema. Todas as crianças disseram que contando de 10 em 10 era melhor. Eles explicaram que contando de 10 em 10, a possibilidade de erro é muito menor. De 1 em 1, há uma grande possibilidade de errarem na contagem.
Segundo problema:
A professora Ana comprou uma
caixa de chá de erva doce com 15 saches. Ela já usou 7 saches. Quantos
sobraram?
utilizando recurso pictórico |
utilizando simbologia matemática |
Ah! O mais interessante:
ninguém pergunta se é de mais ou de menos! Isso porque o jeito de resolução é
livre. O que vale aqui é o raciocínio! E como se tem raciocínio diferente. É
importante permitir!!!
No Caderno de Apresentação de Matemática. há um texto chamado "A criança e a Matemática escolar", de Carlos Roberto Vianna e Emerson Rolkouski, que fala bastante dessa possibilidade de respeitar as formas de pensar das crianças. Vale a pena ler e mais: vale a pena tentar!
Ana Antunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário