domingo, 5 de maio de 2013

Quem quer vitamina?

Oi, amigos!


Vou compartilhar com vocês uma experiência que foi bem interessante! Durante o trabalho com a parlenda da Vaca Amarela, levei para a criançada um vídeo da Kika: De onde vem o leite?  Esses vídeos  são bem conhecidos e são muito legais. Este, especificamente, mostrava a produção do leite, desde a ordenha até chegar à nossa mesa. 




Lemos um texto informativo sobre a vaca e buscamos as informações mais importantes, no próprio texto, para criarmos a ficha desse animal. Foi interessante, pois essas fichas são cheias de dados.  Como o projeto que estou realizando com eles  tem o objetivo de procurar a Matemática em todos os lugares, acabamos encontramos muita Matemática através da altura, do peso, do tempo de vida desse animal. Nas hipóteses deles, os números serviam apenas para contar... 

Mostrei os numerais que  correspondiam ao peso a altura e ao tempo de vida e perguntei para que serviam? Depois de uma boa conversa eles próprios chegaram a conclusão de que os números também servem para indicar também medida e  peso. Foi uma boa descoberta!


Continuamos a pensar em coisas que poderiam ser fabricadas, feitas com leite. Surgiu uma lista com vários produtos. Novas oportunidades de leitura e escrita.

Num outro dia, levei a receita de uma Vitamina de Banana. Fomos todos para a cozinha da escola para prepará-la...




Na cozinha... Novas reflexões acerca dos numerais presentes na receita: quantidade, medida, proporções... O que aconteceria se não seguíssemos a receita? E se colocássemos açúcar demais? O que cada algarismo estava representando na receita? 

Em sala de aula... Pensamos sobre as características do gênero. Como o texto aparece escrito? A separação dos ingredientes, do modo de fazer. Como já havíamos lido outras receitas anteriormente,  ficou mais fácil, pois já tinham referências. Onde está escrito cada coisa, ajustar o que se fala ao que se lê...

Cada criança, como tarefa de casa, tinha a missão de ler a receita para a mãe e, provavelmente, infernizá-la para fazer! Rsrsrsrs






Que tal uma vitamina de banana? Sirva-se à vontade!






4 comentários:

  1. Ana, estou amando acompanhar este projeto!!! Ler a respeito das experiências e descobertas mediadas por vc a crianças em processo de alfabetização, tem me dado vontade d voltar o qto antes p/ a sala de aula!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tati!
    Tá bem legal mesmo! E pena que não tenho muito tempo para colocar tudo, mas vamos caminhando!
    A sala de aula dá muito trabalho, mas a recompensa é muito gratificante!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ana,
    Adorei fazer a vitamina de banana com o André, e gostei mais ainda de tomar, ficou uma delicia. Por causa disso ele voltou a tomar leite com banana que ele gostava tanto quando era pequenininho.
    Aproveitei para perguntar se eu mudasse a quantidade de copos de leite quantas colheres de açúcar deveria colocar.
    É muito bom ver as crianças aprendendo, descobrindo e usando o conhecimento.
    Parabéns, seu trabalho é especial.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Adriana!
    Que felicidade sinto ao ler seu depoimento! Que coisa boa! E que bom poder fazer parte disso tudo!
    Quando a família interage conosco a criança ganha ainda mais e eu também lhe parabenizo por ser esta avó tão dedicada.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir