sábado, 13 de abril de 2013

Contando ovos!



Partindo da ideia de que os alunos do primeiro ano estão no período das operações concretas, é fundamental pensarmos em atividades por meio das quais  as crianças possam colocar a “mão na massa” para realmente aprenderem com sentido.

Tivemos  uma proposta matemática bem interessante. Cada criança recebeu um saquinho com 12 ovos. (confeitos de amendoim). Só isso já deixou o grupo muito motivado!



A proposta de trabalho consistia em várias etapas:

1)Contar quantos ovos receberam. Isso foi difícil para alguns, pois tinham que contar com os ovos dentro do saco.  A contagem, para dar certo, tinha que ser feita na correspondência: para cada ovo, um número. Parece fácil, mas alguns tinham dificuldades, pois contavam um mesmo elemento duas vezes. Demos continuidade quando todos perceberam que haviam recebido a mesma quantidade de ovos. (12)



2)    Observar as cores e perceber que havia quantidade de cores diferentes para cada criança.
3)    Pintar 12 ovos, numa folha, de acordo com as cores recebidas. Isso também gerava uma situação-problema, pois tinham que pensar quais cores já haviam sido pintados e quais cores ainda era necessário pintar. Além disso, conferir o resultado.



4)    Numerar todos os ovos. Novo desafio, pois muitas crianças ainda grafam os numerais de forma espelhada. Tinham que observar na reta numérica colada na mesa para esse fim.

5)    Recortar e colar os ovos em ordem crescente.



Quando todos terminaram fomos para a roda a fim de pensarmos na atividade que realizamos. Fomos, passo a passo, refletindo sobre as dificuldades e competências necessárias ao trabalho. 

Pensamos em vários tipos de ovos. Mostrei uma caixa de ovos de galinha. Discutimos sobre onde se vende ovos. Contamos quantos ovos cabiam na caixa. Viram que era igual à quantidade recebida de ovos de amendoim. Perguntei aos alunos qual o nome dávamos para aquela quantidade. Ninguém sabia. Propus então que perguntassem em casa e também propus uma pesquisa:  Qual a embalagem de ovos que a mãe utiliza em casa?



Na semana seguinte muitas crianças já vieram correndo, dizendo que já sabiam que aquela quantidade era chamada de dúzia. Quem tinha a embalagem usada em casa levou para a escola e aproveitamos para contar a quantidade de ovos possíveis para cada embalagem. Nova questão surgiu: Por que todos não usam sempre a mesma embalagem?






A partir das hipóteses levantadas e das discussões feitas na roda chegamos a duas conclusões:
1)    As famílias possuem número diferente de pessoas. Isso implica diretamente na quantidade de coisas que compramos.
2)    Umas famílias cozinham mais do que outras, e isso também faz diferença ao comprarmos os alimentos.
A conversa foi boa. Muita gente falando como a mãe utiliza os ovos: para fazer bolos, ovo frito, ovo cozido, ovo mexido... Quem gosta e quem não gosta de ovos. Como devem ser conservados. Quem tem galinha em casa. Até de ovo podre se falou! E quanto custa os ovos? Nova pesquisa à vista!
Certamente quem procura... Matemática acha! E se a achamos em tantos lugares e de tantas formas variadas, fica a questão: Por que aprender Matemática na escola é tão difícil?

4 comentários:

  1. MUITO LEGAL!!!! MATEMÁTICA É FÁCIL E ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DOS NOSSOS ALUNOS, BASTA CONTEXTUALIZARMOS NOSSAS AULAS!!! PARABÉNS, ANA!!!

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  2. Oi, Tati!
    Você tem toda razão! A contextualização é fundamental e trabalhar com elementos concretos também, pois vai ao encontro da necessidade deles, do período que se encontram!
    Te espero mais vezes por aqui!
    Beijos,
    Ana

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