sábado, 9 de março de 2013

Usando textos informativos


          Eu sempre adorei trabalhar com textos informativos com minhas turmas. Mesmo com turmas iniciais, de primeiro ano! Isso é importante, pois demonstramos a eles o comportamento leitor, como ler da esquerda para a direita, as entonações, as pausas que dão sentido, a leitura fluente e a própria leitura interpretativa. De vez em quando, eu peço que acompanhem com o dedo. É interessante observá-los! Alguns param quando você dá uma pausa, outros mais avançados tentam procurar a palavra que está dizendo. Isso já faz parte do processo de aprendizagem da leitura. Já lhes é permitido “ler” o texto.
            De tantas leituras de textos informativos os alunos compreendem as características do gênero e passam a criá-los. No início, nós professores, somos escribas. Criamos textos coletivos, onde todos contribuem oralmente, com ideias.
            Ao longo do processo, os alunos podem criar seus próprios textos gerando material riquíssimo para revisão textual. Todos contribuem, todos aprendem.
            O texto abaixo foi retirado de uma apostila antiga, que não cita a fonte do mesmo. Instiguei a criançada a pensar sobre como a pipoca estoura... Depois de algumas hipóteses, lemos o texto e fizemos novas descobertas.
            Um aluno disse: “Ah, por isso que faz barulho! É a bolha de ar estourando!”

VOCÊ SABE POR QUE O MILHO PARA PIPOCA ESTOURA?

          O MILHO PARA PIPOCA, ALÉM DE SER BEM DURO, GUARDA DENTRO DELE PEQUENAS BOLHAS DE AR.
          QUANDO O MILHO ESQUENTA, ESTE AR SE EXPANDE, PRESSIONANDO FORTEMENTE AS PAREDES RESISTENTES DAS PEQUENAS BOLHAS, ATÉ ELAS SE ROMPEREM, TRANSFORMANDO-SE EM DELICIOSAS PIPOCAS BRANQUINHAS, LEVES E MACIAS.



* Descobri que a autoria do texto é da Ciência Hoje das Crianças.



Um comentário:

  1. Gente,
    Por um acaso encontrei a fonte do texto. É da Ciência Hoje das Crianças. Saiu novamente na edição deste mês.
    Beijos

    ResponderExcluir