sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Jogo da Toupeira


UTILIZANDO A LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS


Para agradar em cheio nossos novos alunos da classe de alfabetização, nada como utilizar o livro “Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela”, de Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch. Conheci esse livro por indicação de Lica Araújo, que é sempre cheia de ideias e novidades.

No livro, a toupeira passa o tempo todo procurando quem fez cocô em sua cabeça quando saía da sua toca e, por meio das conversas e análises dos formatos dos cocôs de vários bichos, chega, com a ajuda de duas moscas, à conclusão de que foi o cachorro o responsável pelo acontecido e, inclusive, “dá o troco” no mesmo. Ao conhecê-lo, percebi logo que seria um excelente material de trabalho.

Através do livro, as crianças entrarão em contato com diversos animais: toupeira, lebre, mosca, cabra, cachorro, porco, vaca, cavalo e pomba. É importante que o professor trabalhe inicialmente com o portador original do texto: o LIVRO.  Em “A Importância do Ato de Ler”, Paulo Freire afirma que a leitura do mundo é anterior à leitura da palavra e que TODOS trazem consigo sua experiência de vida para compor essa leitura.

É fato que as crianças chegam à escola cheias de receios e também de expectativas para saberem quem será seu professor, quais atividades farão e afoitas para aprender a ler e a escrever. É importante ressaltar que todas possuem suas hipóteses em relação ao processo de leitura e de escrita, as quais, certamente, não são iguais umas das outras. Podemos também encontrar crianças que nunca frequentaram a escola e estejam num processo bem inicial em que haja o desconhecimento das letras do alfabeto, bem como o nome das mesmas, por exemplo. É importante ter em mente que o grupo é sempre heterogêneo, mas que isso é, na verdade, um fator importante para gerar aprendizagem no grupo e trabalhar com as necessidades de cada criança, na tão conhecida zona de desenvolvimento proximal, conforme descrita por Vygotsky.

Pensando dessa forma, o livro poderá ajudar o professor a garantir um ambiente bem agradável e descontraído, pois a história chama a atenção das crianças que gostam desses assuntos “nojentos” e divertem-se bastante. Paralelamente, muitas reflexões sobre o sistema de escrita poderão ser oferecidas, como fazer pseudoleituras dos nomes dos animais, relacionando-os aos seus próprios nomes, contar e reconhecer a qual animal os cocôs pertencem, estimulando-os a expressarem-se oralmente, identificar sons iniciais e finais dos bichos, além de nos ajudar a fazermos as sondagens iniciais tão importantes nesse momento.

JOGO: CORRIDA DAS INICIAIS


Para identificação de algumas letras iniciais montei o jogo: “Corrida das Iniciais”. Este é constituído de um tabuleiro, marcadores e um dado.

Para o jogo escolhi 6 animais do livro cujas iniciais são diferentes umas das outras.






T= toupeira
L= lebre
M= mosca
C= cachorro
P= pomba
V= vaca

Usamos um dado e, em cada face, a letra inicial de cada bicho.


O tabuleiro possui um percurso (saída/chegada), composto pelas imagens dos bichos escolhidos para o jogo. Para formar o percurso, as imagens foram coladas aleatoriamente, tomando-se o cuidado para que o mesmo animal não apareça um ao lado do outro. Como são seis bichos, serão necessários cinco conjuntos de bichos:

Para jogar, cada participante coloca seu marcador na saída e escolhe-se quem será o primeiro a lançar o dado. O jogador joga o dado e avança para a primeira figura que começa com a letra sorteada e passa a vez para o próximo jogador. Vence o jogo aquele que alcançar o final do percurso.

Para que as crianças consigam jogar, é necessário que estejam familiarizados com os animais da história através de atividades anteriores e principalmente através da exploração do livro em si.

O objetivo do jogo, ao lançar o dado, é refletir à qual animal pertence aquela letra, ou seja, T é de toupeira, M é de mosca.

Novas reflexões podem ser exploradas após o jogo ou em outros momentos, como: Com que letra começa a palavra cachorro? Em nossa turma tem alguém cujo nome comece com essa letra? Quais objetos na sala começam com a letra “T” de toupeira? Dentre os objetos que estão na mesa, quais são os que terminam do mesmo jeito que “mosca”?

Alfabetizar dentro de um contexto letrado faz com que a criança possa explorar seus conhecimentos prévios, além de aprender com outras crianças do grupo. Utilizar livros de literatura infantil e propor situações a partir destes, torna o ambiente alfabetizador propício às descobertas e aprendizagens totalmente significativas.

Ana Antunes


sábado, 26 de janeiro de 2013

Um texto puxa outro!

Jonathan

Amigos,

Quem não conhece a história da Galinha Ruiva? Através dela meus alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com diversos gêneros textuais e de participarem de boas reflexões sobre o sistema de escrita.

Veja como isso aconteceu através de registros, fotos e atividades no link abaixo:

Caso você tenha novas ideias, compartilhe aqui conosco!
Beijos,
Ana




terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os livros e o processo de alfabetização


Durante toda minha trajetória como professora sempre gostei de trabalhar com os livros de histórias. Também tinha a preocupação de selecionar bons textos, bons autores. Depois que fiz o PROFA tive a certificação de que a leitura é fundamental  dentro da escola, pois nem todas as crianças têm a oportunidade de conviver em um ambiente onde os livros estão presentes. 

A leitura deve ocupar, como diz Telma Weisz, o horário nobre da aula: o início! Quando a criança está pronta para receber e compartilhar, pois está animada e alerta.

Sempre observei  o entusiasmo das crianças causado por uma boa história! Ao longo do tempo fui percebendo que esses livros poderiam sim, além de cumprirem seu papel por si só, serem disparadores de outras aprendizagens!


No ano passado, quando aceitei a proposta de alfabetizar um grupo, tinha claramente a ideia de que a literatura teria um papel fundamental nesse processo. Por isso, ao encontrar o blog da Lica, foi fantástico, pois ela já havia percebido essa possibilidade e proposto vários materiais a partir dos livros. Foi perfeito para mim!

Um dos primeiros livros que usei,  com o grupo do primeiro ano,  foi Amigos, de Helme Heine. Percebi de imediato o encanto pelo galo Juvenal, o rato Frederico e o porco Valdemar!  As aventuras que os personagens vivem são muito boas e prendem a curiosidade dos pequenos.  Além disso, os três decidem, como muitas crianças, dormir  juntos, na casa de um deles, mas infelizmente perceberam que seria impossível.  Num final inesperado, os três sonham a mesma coisa: que estão juntos! Isso fortifica ainda mais o laço de amizade entre eles.

É um livro que traz muitas possibilidades! Eu vejo várias e sei que cada um poderia pensar em outras mais!  As crianças pedem para rever algumas ilustrações, identificam-se com os personagens e pedem para que o livro seja relido, principalmente porque gostam do enredo!
Como já afirmei antes, o livro sozinho já cumpre sua função social! A literatura está presente em nossas vidas, antes da intencionalidade da leitura e da escrita: nas cantigas de roda e de ninar, nas brincadeiras, na contação de histórias pelos mais velhos. É a escola que possibilita a união entre o lúdico e a convenção.  Basta que o professor pense em diversas maneiras para criar este elo, a liga, que vai gerar tantos frutos de forma bem prazerosa!

ATIVIDADES DESENCADEADAS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:

  • Observação das iniciais dos animais: P de porco, G de galo, R de rato.
  • Comparação entre as iniciais dos animais  com as iniciais dos  alunos:. Quem começa com a letra de Valdemar, de Frederico ou de Juvenal?
  • Que outras palavras começam com as iniciais dos animais? (atividades para ligar e pintar)
  • Qual dos três personagens é o mais querido pela turma? (gráfico de barra e contagem)
  • Lista de outros animais que vivem em fazendas. (escrita)


No final da semana, já identificavam e nomeavam perfeitamente a letra de cada animal, identificavam os nomes dos personagens. Fiz um jogo de memória para que levassem e brincassem em casa como os pais. Bem simples, com a figura dos 3 animais e seus respectivos nomes: porco, rato e galo.
  • Escrita das palavras rato, galo e porco com letras móveis.


Eu brincava com eles através de fichas para que emparelhassem as imagens aos seus nomes. Eles diziam que era muito fácil! Assim, na primeira semana de aula já tínhamos um repertório de seis palavras conhecidas, que as crianças podiam “ler” (pseudoleitura). E isso era fantástico para eles!
Também organizei palavras móveis para formar frases, como Frederico é o rato. Além disso, tiras para levarem para casa, cujo objetivo era ler para os pais apontando cada palavra lida com o dedo.

JUVENAL É O GALO.

O PORCO É O VALDEMAR.

Como proposta de escrita coletiva de texto, escrevemos sobre a importância da amizade e formas de cultivarmos isso em sala de aula. Dessa forma as regras de convivência surgiram do próprio contexto.

Pesquisando na internet, achei duas ideias interessantes: criar os animais em feltro ou em EVA. Imagine a felicidade das crianças em levá-los para casa!

Essas propostas de atividades podem ser desenvolvidas com outros livros, adaptando as atividades, os desafios e novas ideias certamente surgem, pois cada livro é um e cada grupo possui suas especificidades. As crianças são muito espertas e elas mesmas nos dão dicas de novos rumos. 

Amigos, 

Minha amiga Lica reeditou um post chamado SOBRE LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO. Está muito interessante, esclarecedor e vale ser lido. Aproveite esse deleite. Deixo o link aqui para vocês:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2013/01/oi-gente.html?showComment=1358984124488#c1953978565076297541

Beijos,
Ana Antunes








JOGO DE MEMÓRIA PARA RECORTAR E BRINCAR COM OS PAIS










domingo, 13 de janeiro de 2013

Aprendendo novas ferramentas

                                                                                                                                                                          Quino


Olá, pessoas!

Sou Ana Lúcia Antunes e ainda não estou muito familiarizada com esta ferramenta de trabalho, mas desejo, através desse blog, compartilhar algumas ações educacionais, sequências de atividades que realizo com meus alunos do primeiro ano, além de expor alguns materiais confeccionados a partir de livros de literatura, cuja intenção é proporcionar aprendizagem significativa e mais prazerosa  para as crianças. 

Como tudo começou...

Tive a proposta, em 2011, de lecionar para alunos do primeiro ano. Apesar de já ter um percurso de estudos muito grande sobre o assunto, ainda não havia tido oportunidade de alfabetizar um grupo. Após pesquisas, conheci o blog de Liane Araújo, a Lica, e comecei a fazer alguns materiais sugeridos.  Essa prática foi se intensificando e nos tornamos amigas. Compartilhamos ideias e materiais. Lica tem um percurso anterior nessa prática e é uma grande professora! Seu blog é recheado de ideias e  de muita criatividade. A você, amiga, o meu agradecimento!
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/

 Acredito que através da EducaAção podemos transformar as práticas, as pessoas, as ideias e o mundo! Espero que você também participe desse canal de trocas!

Beijos,
Ana