terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os livros e o processo de alfabetização


Durante toda minha trajetória como professora sempre gostei de trabalhar com os livros de histórias. Também tinha a preocupação de selecionar bons textos, bons autores. Depois que fiz o PROFA tive a certificação de que a leitura é fundamental  dentro da escola, pois nem todas as crianças têm a oportunidade de conviver em um ambiente onde os livros estão presentes. 

A leitura deve ocupar, como diz Telma Weisz, o horário nobre da aula: o início! Quando a criança está pronta para receber e compartilhar, pois está animada e alerta.

Sempre observei  o entusiasmo das crianças causado por uma boa história! Ao longo do tempo fui percebendo que esses livros poderiam sim, além de cumprirem seu papel por si só, serem disparadores de outras aprendizagens!


No ano passado, quando aceitei a proposta de alfabetizar um grupo, tinha claramente a ideia de que a literatura teria um papel fundamental nesse processo. Por isso, ao encontrar o blog da Lica, foi fantástico, pois ela já havia percebido essa possibilidade e proposto vários materiais a partir dos livros. Foi perfeito para mim!

Um dos primeiros livros que usei,  com o grupo do primeiro ano,  foi Amigos, de Helme Heine. Percebi de imediato o encanto pelo galo Juvenal, o rato Frederico e o porco Valdemar!  As aventuras que os personagens vivem são muito boas e prendem a curiosidade dos pequenos.  Além disso, os três decidem, como muitas crianças, dormir  juntos, na casa de um deles, mas infelizmente perceberam que seria impossível.  Num final inesperado, os três sonham a mesma coisa: que estão juntos! Isso fortifica ainda mais o laço de amizade entre eles.

É um livro que traz muitas possibilidades! Eu vejo várias e sei que cada um poderia pensar em outras mais!  As crianças pedem para rever algumas ilustrações, identificam-se com os personagens e pedem para que o livro seja relido, principalmente porque gostam do enredo!
Como já afirmei antes, o livro sozinho já cumpre sua função social! A literatura está presente em nossas vidas, antes da intencionalidade da leitura e da escrita: nas cantigas de roda e de ninar, nas brincadeiras, na contação de histórias pelos mais velhos. É a escola que possibilita a união entre o lúdico e a convenção.  Basta que o professor pense em diversas maneiras para criar este elo, a liga, que vai gerar tantos frutos de forma bem prazerosa!

ATIVIDADES DESENCADEADAS A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO:

  • Observação das iniciais dos animais: P de porco, G de galo, R de rato.
  • Comparação entre as iniciais dos animais  com as iniciais dos  alunos:. Quem começa com a letra de Valdemar, de Frederico ou de Juvenal?
  • Que outras palavras começam com as iniciais dos animais? (atividades para ligar e pintar)
  • Qual dos três personagens é o mais querido pela turma? (gráfico de barra e contagem)
  • Lista de outros animais que vivem em fazendas. (escrita)


No final da semana, já identificavam e nomeavam perfeitamente a letra de cada animal, identificavam os nomes dos personagens. Fiz um jogo de memória para que levassem e brincassem em casa como os pais. Bem simples, com a figura dos 3 animais e seus respectivos nomes: porco, rato e galo.
  • Escrita das palavras rato, galo e porco com letras móveis.


Eu brincava com eles através de fichas para que emparelhassem as imagens aos seus nomes. Eles diziam que era muito fácil! Assim, na primeira semana de aula já tínhamos um repertório de seis palavras conhecidas, que as crianças podiam “ler” (pseudoleitura). E isso era fantástico para eles!
Também organizei palavras móveis para formar frases, como Frederico é o rato. Além disso, tiras para levarem para casa, cujo objetivo era ler para os pais apontando cada palavra lida com o dedo.

JUVENAL É O GALO.

O PORCO É O VALDEMAR.

Como proposta de escrita coletiva de texto, escrevemos sobre a importância da amizade e formas de cultivarmos isso em sala de aula. Dessa forma as regras de convivência surgiram do próprio contexto.

Pesquisando na internet, achei duas ideias interessantes: criar os animais em feltro ou em EVA. Imagine a felicidade das crianças em levá-los para casa!

Essas propostas de atividades podem ser desenvolvidas com outros livros, adaptando as atividades, os desafios e novas ideias certamente surgem, pois cada livro é um e cada grupo possui suas especificidades. As crianças são muito espertas e elas mesmas nos dão dicas de novos rumos. 

Amigos, 

Minha amiga Lica reeditou um post chamado SOBRE LITERATURA E ALFABETIZAÇÃO. Está muito interessante, esclarecedor e vale ser lido. Aproveite esse deleite. Deixo o link aqui para vocês:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2013/01/oi-gente.html?showComment=1358984124488#c1953978565076297541

Beijos,
Ana Antunes








JOGO DE MEMÓRIA PARA RECORTAR E BRINCAR COM OS PAIS










8 comentários:

  1. Sou Romelita, professora de Língua Portuguesa no mesmo município que Ana Antunes. Assim como ela, sou apaixonada pelos estudos sobre alfabetização e letramento. Apesar de lecionar somente com o EFII, também fiz o PROFA a fim de entender o processo de leitura e escrita, bem como as práticas de letramento. Levei a sério este estudo e consegui o direito de publicação dele na minha monografia da graduação em Letras. Parti para a especialização sobre o mesmo tema, que ampliou ainda mais minha visão. Embora tendo estudado e desejado ver toda a teoria na prática, ainda não tinha tido a oportunidade. Este ano de 2012 foi incrível, não só para a mamãe Romelita, mas também para a professora, pois presenciei de forma muito encantadora o processo de alfabetização da minha filhota. Ela já sabia ler quando ingressou no 1 ano, mas em nenhum dia percebi falta de estímulo para estar na escola. A professora Ana Lucia foi extraordinária com esta turminha que era "da pesada", não poupou esforços e dedicação para que esses pequenos mergulhassem no mundo da leitura e escrita, e posso dizer que "mergulharam de cabeça", sem medos.
    Enfim, Ana, você marcou nossas vidas. Jamais iremos esquecer do vimos e ouvimos de você!!

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    1. Romelita,
      Isso tudo vindo de você me traz muita satisfação. Você é uma pessoa maravilhosa e sua família, como não poderia deixar de ser, também muito especial! Deus me presenteou com a amizade de vocês e com uma pessoinha tão apaixonante que é Alice!
      Fico feliz em saber que podemos compartilhar a paixão pela alfabetização! Volte sempre!
      Beijos,
      Ana

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  2. Gente! Isso aí é a essência do que Magda Sores chama de reinvenção da alfabetização.
    Prestar atenção e intervir no processo específico de apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças, mas de forma significativa, contextualizada, lúdica, no contexto das práticas culturais, do letramento, da cultura escrita é um caminho possível, bonito e que mostra seus resultados no envolvimento e no avanço das crianças. E no contexto da literatura, nem se fala!!! Tudo de bom, quando não perdemos de vista o literário, quando, inclusive, ampliamos a fruição literária, ou duramos nela, durando naquele universo.
    É isso aí, Aninha! Bom demais ver professores reinventando as práticas escolares!
    Bjão,
    Lica

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  3. Nossa, Lica!
    Que lindo, isso! Realmente a escola pode ser reinventada mesmo! As crianças de hoje querem algo mais e se não pensarmos nisso vamos ter sempre muitos problemas. Transformar a aprendizagem em algo prazeroso é uma arte e um desafio para todos nós! O livro é certamente um caminho! Temos que tomar o grande cuidado de não "didatizá-lo", usando-o como pretexto, a linha é tênue. O bacana mesmo é "surfar na onda" do livro, isso sim cria muitas oportunidades. E eu reaprendi isso com você e com seu trabalho!
    Beijos,
    Ana

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  4. Obrigada, Aninha, mas isso só aconteceu porque você já trazia suas inquietações, suas ideias, suas intuições, sua experiência, seu percurso, seus desejos!
    E é isso aí mesmo! A linha é tênue e é fazendo que se aprende a fazer.
    Ganham as nossas crianças!
    Coloquei um link para seu blog no post Sobre literatura e alfabetização, de 17/01/2013, viu? Veja lá!
    Beijão,
    Lica

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  5. Lica,
    Só posso dizer que você é dez!!É uma grande incentivadora. O mundo precisa de mais gente assim. Meu intuito é esse mesmo... continuar experimentando, estudando e aprendendo.
    Vou ver o post! Obrigada!
    Beijos,
    Ana

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  6. Ola Parabens pela pagina esta sendo muito util !! Estou trabalhando este livro com meus alunos e gostaria de saber se vc pode me enviar o molde do fantoche dos personagens obrigada Angela

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  7. Olá, Maria Angela!
    Obrigada. Fico feliz pelo fato do blog estar te dando ideias. Quando trabalhei com o livro, fiz uns fantoches de caixa mesmo. Só depois que encontrei os de feltro na internet. Sendo assim, eu não tenho moldes, mas o livro por si só já é bastante motivador para os alunos. Fazer fantoches com aqueles sacos de papel, tipo de pão, também é simples e dá pra fazer os três.
    Bjs,
    Ana Antunes

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